Vitaminas que Combatem o Alzheimer

O Alzheimer é uma  das doenças que ataca diretamente o aspecto cognitivo, sobretudo de pessoas com a idade avançada. Existe uma perigosa tendência a achar que todo idoso com confusão mental ou perda recorrente de memória tem Alzheimer, o que é um terrível equívoco.

Existem diversas outras doenças que prejudicam a funcionalidade cognitiva dos idosos. Nem sempre alguns desses sintomas significam uma dessas doenças.

O Alzheimer em si é causado pelo alastramento no cérebro de duas proteínas, a TAU, que se acumula no interior dos neurônios, causando a sua morte, e a proteína β-amiloide, que cria placas que impedem as fundamentais sinapses cerebrais, que são as conexões entre as células nervosas.

Causas do Alzheimer

As causas do Alzheimer são ainda misteriosas, embora o fator genético e certos hábitos possam indicar ou precipitar a doença.

Os fatores genéticos podem até ser observados, mas não controlados, o que nos leva a crer que a única forma de nos protegermos de um dia ter Alzheimer é mudando o que possa estar errado em nosso estilo de vida.

Exercitar o corpo e a mente, pois eles estão é fundamental. Alimentar-se de forma a ter os nutrientes mais importantes para a memória e cognição como um todo é muito importante.

Nesse artigo as vitaminas mais benéficas para saúde do cérebro e que podem ser capazes de prevenir o Alzheimer. Vamos revelar e explicar para te ajudar a evitar essa grave doença.

Vitaminas que ajudam a Combater o Alzheimer

Acido fólico

O acido fólico é muito recomendado para mulheres que são gestantes. Serve garantir o bom desenvolvimento do sistema nervoso central do feto. Por ser um componente fundamental na síntese e recuperação de neurônios.

O que explica como essa poderosa vitamina é fundamental para a saúde do cérebro e a proteção contra o Alzheimer.

Vitamina B12

A vitamina B12 vem sendo objeto de estudos com resultados incríveis, que demonstram que pacientes que têm pouco consumo dessa vitamina estão mais suscetíveis a atrofia cerebral, uma grave doença que destrói o tecido nervoso.

A vitamina B12 encontrada em cereais, carnes e peixes previne contra a atrofia cerebral e protege a memória, sendo uma arma poderosa contra o Alzheimer.

Vitamina E

Estudo realizado nos EUA com pessoas saudáveis idosas constatou que aquelas que vieram a apresentar Alzheimer tinham um consumo menor de vitamina E do que pacientes que não tiveram a doença. Isso foi possível através do acompanhamento desses pacientes por anos.

Isso pode se dever a grande quantidade de antioxidantes da vitamina E, que combatem o envelhecimento precoce dos nossos tecidos.

 

Partilhar o Artigo :)

Vitaminas que Combatem o Alzheimer