Cor da urina diz Sobre a sua saúde. Isto pode salvar a sua vida!

Normalmente para sabermos se temos algum problema de saúde. O mais recomendável é procurar um médico e caso seja necessário, proceder com os exames pedidos.

Porém, o corpo dá diversos tipos de sinais de que algo está errado e que existe algum problema, um desses sinais é a cor da urina.

Se houver alguma modificação na cor ou textura da mesma pode ter a ver com um problema de saúde que está avisando da sua presença no organismo.

Esse artigo detalha como você pode ter uma ideia do seu problema de saúde através do aspecto da sua urina, permitindo assim que você fique mais alerta e possa dar mais ferramentas de diagnóstico para o seu médico.

Cor da Urina e a Nossa Saúde

Urina avermelhada

A urina avermelhada pode significar apenas que você está consumindo uma grande quantidade de frutas vermelhas, como beterraba ou amora, ou então isso pode ser sangue na urina, ou até mesmo envenenamento por mercúrio

Se a sua urina insistir em sair vermelha e você consome essas frutas, pare um pouco de comê-las e veja se a cor muda, mas caso não esteja comendo essas frutas vá imediatamente ao médico, pois a coisa pode ser mais grave do que você imagina.

Urina alaranjada

Se você consome frutas cítricas em excesso, provocando um exagero de vitamina C. Este pode ser o motivo dessa rara cor na sua urina.

Reduza por cinco dias o consumo dessas fontes de vitamina C.

Caso a cor persista, o problema pode ser no fígado, ou por beber pouca água.

Se você estiver consumindo muita água e pouca vitamina C, o médico deve ser procurado imediatamente.

O que significa Urina azul ou verde

O problema nesse caso pode ser o excesso de cálcio ou alguma infecção bacteriana. Também ocorrendo com quem está exagerando nos suplementos vitamínicos ou corantes.

Para garantir que não seja nada grave, o melhor procedimento é procurar um médico generalista e fazer os exames pedidos por ele.

Transparente

Se você está com a urina transparente, significa que o seu corpo está bem hidratado. Mas se a sua urina está transparente demais pode significar que você está bebendo muita água. Nada demais é bom, nem mesmo água.

Urina roxa

Se a sua urina está roxa, provavelmente você tem uma rara doença genética chamada porfiria.

Vá imediatamente ao médico e faça os exames para saber se esse é o seu caso.

Espumante

Se não for a longo prazo não é um problema. Porém, se isso perdurar muito significa que você está consumindo mais proteína do que o seu corpo precisa, sendo importante reduzir a ingestão da mesma até acabar com esse problema.