Tudo o que Você precisa saber sobre Frutose

A cada dia novas substâncias vêm sendo descobertas e investigadas pela ciência. Tudo com o intuito de desvendar os alimentos e saber o que faz bem e mal para a nossa saúde.

Os alimentos dos mais variados tipos são analisados em detalhe, para que todos os seus nutrientes e substâncias nocivas possam ser catalogados e mensurados.

A frutose é uma substância encontrada em frutas e outros alimentos, e vem causando preocupação e dúvidas para a comunidade médica, pois a sua atuação pode interferir de diversas formas nos alimentos que a contêm.

Nesse artigo vamos falar muito sobre a frutose, com dados dos mais atualizados a respeito dessa substância, para que você saiba tudo o que precisa saber sobre ela.

O que é a frutose?

A frutose é um açúcar encontrado principalmente em frutas, assim como o mel.

Mas o problema é que esse açúcar está sendo separado dos seus alimentos originais e sendo usado para servir como adoçante artificial em produtos industrializados como os doces, massas prontas, sucos em pó, bolachas recheadas, refrigerantes, molhos entre outros.

Esse uso indiscriminado e artificial da frutose pela indústria alimentícia pode trazer diversos males para a saúde.

Os perigos da frutose industrializada

A frutose utilizada artificialmente pode provocar diversos problemas de saúde, como:

Aumento na incidência de doenças graves como a aterosclerose e uma série de problemas cardíacos;

Aumento dos níveis de LDL, ou colesterol ruim, que entope artérias e prejudica a saúde cardiovascular e cerebral;

Aumento dos patamares de triglicerídeos, substâncias altamente nocivas para a saúde e a manutenção do peso;

Aumento do risco de desenvolver diabetes, pois o aumento desenfreado de açúcar no sangue pode desgastar o pâncreas e provocar diabetes;

Obesidade, pois a frutose industrial é excessivamente calórica e provoca rápido aumento de peso;

Aumento dos níveis de acido úrico no sangue, que reduz a qualidade do nosso sangue e pode causar doenças renais.

A frutose das frutas prejudica a saúde?

Não, pois a frutose das frutas está concentrada em pequena quantidade, não causando riscos a nossa saúde. Além disso, apesar das frutas conterem esses e outros açúcares, elas também são ricas em fibras, que ajudam na construção muscular, e trazem saciedade, por melhorarem a função intestinal. Por fim, as frutas são ricas em minerais e vitaminas, valendo a pena consumi-las.

Onde está a frutose natural?

A frutose natural, que faz bem para saúde, pode ser encontrada em alimentos como o feijão, a batata, as frutas, as ervilhas entre outros. Não se esqueça de que a frutose em grande quantidade faz mal, então não abuse desses alimentos.

 

Partilhar o Artigo :)

Tudo o que Você precisa saber sobre Frutose