Truques para Recuperar as Cartilagens

As cartilagens são partes moles fundamentais para nossa saúde e qualidade de vida, pois os nossos ossos, responsáveis por nossa sustentação e autonomia e pelos nossos movimentos junto com os músculos. Os ossos são duros e não poderiam se movimentar sem as juntas, estruturas que funcionam como dobradiças e se encontram entre um osso e outro.

Sendo resistentes, porém mais flexíveis, permitindo que sejamos capazes de andar, pular ou até mesmo mexer a boca ou segurar um objeto. O problema é que as cartilagens são frágeis e são as vítimas preferidas de doenças como a artrite, zika e a chikungunya, além da osteoporose, que ataca os ossos também.

Quando as cartilagens são vítimas de alguns desses problemas, sentimos dores insuportáveis. Somos acometidos com inchaços, inflamações e perda de capacidade de livre movimentação.

Em longo prazo, esses problemas vão se tornando mais graves e nossa cartilagem vai ficando cada vez mais reduzida, provocando o encontro dos ossos, rupturas, distorções entre outras complicações.

Porém, existem truques simples que nós mostraremos que vão te ajudar a melhorar a saúde das suas cartilagens e prevenir o seu desgaste, mudando a sua qualidade de vida para melhor.

Truques para Recuperar as Cartilagens dos Ossos

Consuma alimentos ricos em lisina

Segundo pesquisas feitas nos Estados Unidos, a lisina e essencial no crescimento e na manutenção do tecido cartilaginoso.

Quando falta lisina em nosso organismo, nossa cartilagem não consegue se regenerar por completo.

Você deve consumir 12mg de lisina por cada kg de seu peso ao dia. Os alimentos ricos em lisina são: legumes, bacalhau, ovos, levedura de cerveja e castanhas.

Vitamina D

A vitamina D não é importante apenas para a pele e para os ossos, mas também para a cartilagem.

O sol pode ajudar tanto no ganho de vitamina D como na mobilidade de suas cartilagens. Se você tem a pele clara, basta tomar 15 minutos de sol e em horários estratégicos até as 10h e depois das 16h. Se você tem mais melanina na pele, o ideal são 45 minutos de sol por dia.

Os alimentos ricos em vitamina D são; fígado, sardinha, cogumelo, salmão e ovos.

Super receita com gelatina

Existe uma receita a base de gelatina que vai melhorar totalmente a saúde e resistência das suas cartilagens. Coloque 2 colheres de chá de gelatina, com ¼  de xícara de chá frio.

Misture tudo e deixe em ambiente fresco e arejado até de manhã. Beba a mistura pela manhã em jejum.

Se estiver muito ruim acrescente um pouco de limão ou mel. Faça o tratamento por ao menos 20 dias.

Vitamina C

A vitamina C tem a capacidade de aumentar a nossa produção de colágeno, que é muito importante na recuperação das cartilagens, pois o colágeno é material de fabricação dos tendões e ligamentos.

Alimentos que contém o colágeno são: kiwi, pimentão, abacaxi, açafrão, acerola, laranja e limão.