Técnicas para Manter a Mente Equilibrada

Em meio a tantas informações, compromissos e responsabilidades que a maioria de nós enfrenta ter um pensamento focado exatamente no que se precisa em dado momento é um grande desafio.

É muito complicado não pensar no que está vindo ou pior. Pensar em várias coisas ao mesmo tempo, o que é muito ruim, pois quando não estamos totalmente concentrados na tarefa atual, a execução não sai boa, nos levando a ter mau desempenho nas mais variadas atividades.

Apesar de que a velocidade dos acontecimentos pareça cada vez maior, somos sim capazes de manter um maior controle sob as nossas vidas. Apenas precisamos domar a nossa mente ao ponto de alcançar um equilíbrio.

Colocar cada prioridade e cada tarefa em seu devido lugar, fazendo uma coisa de cada vez, despendendo toda a nossa energia naquela tarefa para depois focar nas outras, uma por vez.

Isso é possível com técnicas simples que equilibram a nossa mente. Aumentando a nossa assertividade e reduzindo a nossa margem de erro.

A seguir explicitamos essas incríveis técnicas que vão mudar a sua forma de lidar com a sua mente.

Dicas para Manter a Mente Equilibrada

Olhos abertos, olhos fechados

Esse é um exercício de concentração muito efetivo. Primeiramente, escolha um objeto qualquer para usar como referência, de preferência um objeto pequeno que você possa manusear a vontade.

Ponha esse objeto bem na sua frente, olhando bem esse objeto e se focando firmemente nele. Tente pensar apenas e tão somente nesse objeto. Aumente o tempo de duração desse foco extremo cada vez que for fazer esse exercício.

Agora feche bem os olhos e tente pensar no objeto, prestando atenção e tentando lembrar tudo o que for possível do objeto.

Com isso o seu poder de foco vai aumentar sensivelmente, principalmente se você repetir várias vezes esse exercício aumentando a sua duração.

Chama da vela

Esse exercício é bem mais complexo, então memorize-o antes de por em prática.

Fique confortável. Acenda uma vela comum e ponha-a um metro a sua frente. Se sente com as pernas cruzadas no chão, ou em uma cadeira com as pernas separadas.

Feche os olhos e preste atenção ao seu corpo, tentando relaxar aos poucos, com uma respiração profunda e calma com o tempo a sua respiração vai ficando cada vez mais equilibrada. Agora abra os olhos e foque na vela, não deixando a sua mente desfocar da mesma.

Relaxe o rosto e feche novamente os olhos, respire fundo e com atenção total na respiração, fazendo isso até atingir a calma profunda. Depois que conseguir se tranquilizar e focar a sua mente totalmente nos detalhes da chama e na sua respiração, se alongue e se levante lentamente.

Mantenha uma mente Equilibrada em Poucos Minutos

Tique-taque

Em um local bastante silencioso, sente-se da forma mais confortável possível e pegue um relógio barulhento, colocando-o para trabalhar. Se concentre totalmente no tique-taque do relógio, ocupando totalmente a sua mente com este som. Caso outros pensamentos surjam, deixe-os de lado com calma e se volte para o tique-taque.

Partilhar o Artigo :)

Técnicas para Manter a Mente Equilibrada