Sintomas que Podem Indicar Parada Cardíaca

O coração é como o nosso motor, fazendo uma comparação simplista com um carro ou máquina.

É o coração que tem a função de bombear o sangue por todo o nosso corpo. Fornece o oxigénio e nutrientes as células, e tirando delas resíduos celulares, dióxido de carbono ou gás carbónico e toxinas.

Isso ocorre através da contração cardíaca (sístole) e do relaxamento cardíaco (diástole).

A Importância do Coração

O coração precisa estar batendo o tempo todo, sob pena de as nossas células morrerem asfixiadas e por falta de nutrição.

Muitas doenças ou ocorrências podem causar a parada cardíaca. Não podemos ficar muito tempo com o coração parado. O ideal seria podermos entender os sintomas e sinais que o corpo pode estar dando para procurar um apoio médico de forma rápida e reduzir as chances da parada realmente acontecer. Caso aconteça,  possa estar em mãos profissionais e reduzir as probabilidades de óbito.

Nesse artigo traremos os principais sinais que podem estar avisando uma parada cardíaca para te preparar para esse momento. Pode aumentar as suas chances de sobrevivência.

Sinais de Paragem Cardíaca

Dor nos braços, mandíbula, pescoço e costas.

Quando essas partes do corpo doem, sobretudo em mulheres, e de forma duradoura e aguda e de forma repentina, vá ao médico imediatamente. Isso ocorre porque a quantidade de sangue circulando está diminuindo e está circulando de forma mais lenta, sendo um alerta importante.

Falta de ar

Se você está ofegante e não tem nenhum problema respiratório crônico, isso pode indicar que o seu coração não está bombeando o sangue corretamente. O seu pulmão não consegue fornecer ar para o seu organismo.

Como a falta de ar, mesmo que não seja um sintoma de parada cardíaca é um sintoma grave, podendo ser sinal de outro problema fatal, procure ajuda médica com urgência.

Formigamento no braço esquerdo.

Vasos sanguíneos importantes passam pelo braço esquerdo, e quando há formigamento significa que o sangue não está circulando bem.

É por isso que o formigamento costuma vir antes da dormência e o movimento faz a dormência ir embora, porque com a movimentação a circulação é induzida.

Então o formigamento no braço esquerdo é um sintoma perigoso e que vale sim chamar a ambulância. Esteja atento.

Náuseas, enjoos e problemas estomacais

A redução do fluxo sanguíneo que ocorre antes da parada cardíaca provoca redução da oxigenação do cérebro e esse problema provoca enjoos e náuseas.

Além de problemas estomacais como consequência.

Este sintoma vier acompanhado de outros já descritos, o risco de ser um aviso de parada cardíaca é ainda maior.

Em caso de dúvida dirija-se ao hospital.

Partilhar o Artigo :)

Sintomas que Podem Indicar Parada Cardíaca