Saiba Tudo sobre a Febre Amarela

A febre amarela é uma doença viral aguda e que causa muitas dores, sendo uma doença que ficou quase desaparecida no Brasil por muito tempo, tendo várias regiões do Brasil sem nenhuma ocorrência em décadas.

Isso infelizmente está mudando, já que como todos sabem, está havendo um grave surto dessa terrível doença, principalmente no sudeste, sul e norte do Brasil.

Como a febre amarela é muito grave e uma grande quantidade de pessoas não foi vacinada contra ela já que não era necessário, o seu grau de mortalidade é aterrador, chegando a assombrosos 90%.

Portanto, é imperioso saber como se prevenir contra esse perigosíssimo surto da febre amarela, bem como conhecer os seus sintomas. A fim de que caso o pior aconteça, você possa ir ao médico imediatamente, aumentando assim as suas chances de cura, protegendo outras pessoas de pegarem a doença e possibilitando aos órgãos competentes saberem os focos da mesma.

Aqui todas essas e outras informações vitais serão disponibilizadas.

Como Acontece a Transmissão da Febre Amarela

A febre amarela é transmitida por dois diferentes mosquitos, na área rural ou florestal ela é transmitida pelo mosquito Haemagogus.

No meio urbano, por outro lado, ela é transmitida pelo temível e nosso velho conhecido Aedes aegypti. Aedes que é também o causador da dengue, zica e chikungunya.

Tudo acontece quando uma pessoa que nunca teve febre amarela ou nunca foi vacinada é picada pelo mosquito em zona rural ou florestal, e quando chega às grandes cidades, é picada pelo mosquito urbano, espalhando a doença pela cidade.

Sintomas iniciais da febre amarela

Logo após o contágio, no mais tardar depois de alguns dias, o doente começa a sentir certos sintomas, que são:

Dores musculares por todo o corpo, mais especificamente nas costas;

Dor forte e persistente de cabeça;

Perdas de apetite;

Náuseas;

Vômitos;

Febre, o sintoma que nomeia a doença;

Vermelhidão nos olhos;

Vermelhidão no rosto e na língua também;

Fadiga;

Fraqueza;

Fotofobia, ou seja, incômodo e dor ao ver luz.

Sintomas mais Graves e Avançados da Febre Amarela

Os sintomas iniciais duram de três a quatro dias, cessando depois disso. Porém, em muitos casos, depois de um dia a doença volta com tudo, com sintomas bem mais graves e que atacam em cheio rins e fígado. Esses sintomas mais avançados e graves da febre amarela são:

Icterícia devido aos prejuízos causados ao fígado;

Febre muito alta;

Urina escurecida;

Sangramentos que se espalham por olhos, pelo estômago, no nariz e até na boca;

Dores na região abdominal;

Delírios;

Convulsões;

Coma.

Tratamento da Febre Amarela

Não existe um tratamento para as causas da febre amarela, sendo por isso que o tratamento consiste no combate aos sintomas, tentando fazer com que o paciente sobreviva enquanto a doença atua.

Soro, transfusões de sangue e hemodiálises podem ser empregadas, sendo usado ainda, o recurso da UTI. Não se deve tomar aspirina, pois existe risco de hemorragias.