Saiba Tudo sobre Endometriose

A endometriose é uma doença que vem atingindo muitas mulheres e comprometendo a fertilidade, para saber se sofre desse problema aqui vai tudo que precisa saber sobre endometriose.

O que é endometriose?

O útero é revestido com um tecido chamado endométrio que é aquilo que é expelido do corpo durante a menstruação. Ele existe para receber o óvulo no caso de acontecer a fertilização, porém, às vezes o endométrio acaba se implantando fora do útero em outros órgãos como trompas e ovários comprometendo assim a fertilidade feminina e dando origem a endometriose.

Problemas causados pela endometriose

Essa doença, além de prejudicar a fertilidade da mulher, pode também causar dor antes e durante a menstruação e provocar o surgimento de lesões e cisto nos órgãos onde o endométrio se implanta.

Sintomas da Endometriose

Os sintomas dessa doença variam de mulher para mulher. Algumas mulheres que têm endometriose  não sentem nada, outras  têm mais de um dos sintomas dessa doença que são: Dificuldades para engravidar, dores durante a relação sexual, fortes cólicas menstruais, problemas intestinais durante a menstruação tipo prisão de ventre ou diarreia, dores nas costas e no abdômen, dor ou vontade excessiva de urinar durante a menstruação, entre outros.

Como saber de tem Endometriose?

O jeito mais fácil de saber se tem essa doença é anotar durante 3 meses todos os sintomas. Depois deve consultar um médico, porém, para ter certeza é preciso fazer exames evasivos como: ultrassom transvaginal que verifica se há cistos no ovário, exame de toque para ver se tem algo de errado nas áreas que estão doloridas e rígidas

Além de fazer um exame chamado videolapararoscopia onde uma câmera é inserida nos órgãos reprodutivos da mulher ou por laparoscopia que consiste no médico fazer pequenos cortes próximo ao umbigo e passar por eles um tubo com uma câmera.

Tratamento para Endometriose

A endometriose não tem um tratamento específico. Isso não quer dizer que mulheres com essa doença não podem engravidar. Existem algumas providências que podem realizar o sonho de ser mãe.

Caso a mulher não consiga engravidar de 6 meses a um ano tentando, é indicado fazer uma cirurgia para remover a endometriose através da videolaparoscopia.

Assim a mulher tem 2 anos para engravidar, sendo que, tem mais chances de engravidar no primeiro ano.

Agora mulheres com endometriose severa tem menos chance de engravidar mesmo com essa cirurgia.

Portanto o importante é não se desesperar porque mesmo com endometriose a mulher pode ter filhos. Claro que as chances são menores, mas com o avanço da medicina é possível aliviar os sintomas e os efeitos sobre a fertilidade, dando assim esperança a milhões de mulheres de formar suas famílias.

 

Partilhar o Artigo :)

Saiba Tudo sobre Endometriose