Saiba Quais os Alimentos que Dão Sono

A sonolência é um eterno estado de cansaço e vontade de dar um cochilo que pode prejudicar bastante quem quer ter um bom desempenho no trabalho, no estudo, na vida pessoal e estar bem como um todo.

Esse quadro tem misteriosamente se alastrado e vem sendo diagnosticado em muitas pessoas no Brasil e no mundo inteiro, sendo muitas vezes confundido com um quadro depressivo ou algo do tipo, mas na maioria dos casos não é esse o problema.

Então, qual ou quais as causas da sonolência? Podem ser diversas, como dormir mal, trabalhar ou estudar demais, preocupações do dia a dia, e por incrível que pareça, má alimentação.

Isso ocorre devido à capacidade de alguns alimentos de aumentarem o sono, trazendo essa sensação de que nunca o sono é suficiente.

Se você acha que este pode ser o seu caso, trazemos em detalhes os alimentos que dão sono, para que você saiba definitivamente se vai precisar mudar a sua dieta, tirando ou reduzindo o consumo desses alimentos que estão prejudicando o seu funcionamento normal.

Alimentos que Dão Sono

Banana

A banana é rica em açúcar, que faz com que uma substância associada ao sono chamada triptofano, se torne mais abundante no nosso cérebro, aumentando o sono.

O magnésio e o potássio, dois minerais que são encontrados em grande quantidade na banana, têm a capacidade de relaxar os músculos, promovendo  a sonolência.

Amêndoas

As amêndoas também são ricas em triptofano. O motivo de o triptofano dar tanto sono é que esse aminoácido é fundamental na produção de melatonina, um hormônio responsável pelo controle do sono.

O magnésio, mineral altamente relaxante para a musculatura e que causa sono, também está presente nas amêndoas.

Leite e derivados

Os produtos lácteos são ricos não apenas em triptofano, aminoácido responsável por sintetizar o hormônio do sono, como também em cálcio, que faz com que o cérebro assimile melhor esse aminoácido, aumentando o sono.

No queijo esse efeito é ainda mais forte, pois o queijo tem grande concentração de cálcio.

Cereja

A cereja aumenta de forma moderada a melatonina no cérebro, sendo uma fruta que se consumida em pequenas quantidades não causa grande sonolência.

Fique atento para não comer cereja ou suco de cereja de forma exagerada.

Nozes

As nozes também são ricas em triptofano e melatonina, aumentando o sono.

Inclusive pesquisas diversas têm comprovado de forma clara o aumento do teor de melatonina no sangue de pessoas que consomem nozes regularmente.

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são ricas em zinco, magnésio e triptofano, componentes que relaxam o cérebro e os músculos, causando uma sonolência acima do normal, trazendo aquela sensação de que não estamos dormindo o suficiente.

Partilhar o Artigo :)

Saiba Quais os Alimentos que Dão Sono