Saiba mais sobre Câncer de Cólon

O câncer é bastante assustador. Existem milhares de tipos diferentes de câncer que se distinguem por áreas do corpo que atacam e pela fisiologia do câncer, bem como pela origem.

O câncer de cólon é um dos que vem se tornando mais comuns e têm causado muitas mortes no Brasil todos os anos.

Nesse artigo você vai conhecer melhor esse tipo de câncer e estará mais preparado caso se depare com essa grave doença.

O que é o Câncer de Cólon

O câncer de cólon é todo tumor que ocorre no cólon ou intestino grosso e no reto, sendo um dos mais recorrentes em todo o mundo. O câncer de cólon é plenamente tratável caso seja descoberto precocemente.

Normalmente esses tumores começam como pólipos (lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso). Uma forma boa de prevenir essa doença é a descoberta dos pólipos antes de eles se tornarem tumores malignos, através do procedimento que ao mesmo tempo pode ser descrito como um exame invasivo, que é a colonoscopia.

A colonoscopia consiste na introdução de uma câmera no reto junto a um tubo, por onde o material para testes clínicos pode ser coletado e os pólipos podem ser removidos.

Causas e Fatores de Risco para o Câncer de Cólon

Tanto fatores relacionados aos hábitos alimentares, a genética e os fatores ambientais podem concorrer para o desenvolvimento do câncer de cólon. Porém a maior parte dos casos decorre da junção de mais de um fator de risco. Os fatores de risco mais comuns do câncer de cólon são:

Pólipos adenomatosos;

Idade acima de 50 anos;

Diabetes;

Obesidade;

Tabagismo;

Alcoolismo;

Doença inflamatória intestinal;

Ocorrências na família;

Polipose adenomatosa familiar;

Síndrome de Lynch.

Sintomas do Câncer de Cólon

Em muitos casos os sintomas do câncer de cólon não surgem no início da doença, sendo fundamental fazer exames regularmente. Quando eles surgem, vão depender principalmente da gravidade e tamanho do tumor. Os principais sintomas são:

Uma mudança em seus hábitos intestinais, incluindo diarreia ou constipação;

Sangramento retal ou sangue nas fezes;

Desconforto abdominal persistente, como cólicas, gases ou dor;

Sensação de que o seu intestino não esvazia completamente;

Fraqueza ou fadiga;

Fezes pastosas de cor escura;

Fezes afiladas;

Perda de peso inexplicável;

Náuseas e vômito;

Sensação dolorida na região anal, com esforço ineficaz para evacuar.

Tratamento para o Câncer de Cólon

O tumor pode ser removido facilmente em uma colonoscopia no começo da doença. Caso não seja possível ou os pólipos sejam maiores estes podem ser removidos com a ressecção endoscópica da mucosa ou podem ainda ser tirados através de uma laparoscopia. Se o câncer já esta começando a demonstrar um comportamento metastático a recomendação é fazer uma colostomia parcial, ou hemicolectomia. Essa cirurgia retira a parte do cólon afetada, além de um pouco do tecido saudável em volta. Os gânglios linfáticos regionais são removidos e testados normalmente também para o câncer. A quimioterapia e a radioterapia também são indicadas com o câncer em estágio inicial.

Partilhar o Artigo :)

Saiba mais sobre Câncer de Cólon