Quais são os Sintomas do Infarto

Dentre os vários problemas de saúde que acometem os brasileiros, sem dúvida o infarto é um dos mais conhecidos, temidos e com mais ocorrências. O infarto normalmente ocorre quando o coração está nos seus limites e age muito rápido, sendo por vezes fulminante e exigindo cuidados de emergência.

Uma forma de aumentar substancialmente as chances de sobrevivência sem sequelas ao paciente é conhecer de antemão os sintomas relacionados ao infarto para proceder com o atendimento o mais rapidamente possível.

Ao final deste artigo você estará capacitado para reconhecer os sintomas do infarto bem antes de todo mundo, e esse conhecimento poderá salvar vidas.

Como Reconhecer os Sintomas do Infarte

Fatores de risco

É muito difícil uma pessoa que não tem a vida desregrada e não tem problemas crônicos de saúde no quesito cardiovascular ter um episódio de infarto, apesar de não ser impossível. Os principais fatores de risco para infarto são:

Ter mais de 45 anos;

Tabagismo;

Excesso de peso;

Diabetes;

Colesterol alto;

Pressão alta.

Sintomas do infarto

Os sintomas do infarto variam de acordo com a idade e o sexo do paciente, mas os sintomas mais comuns e que acometem a todas as vítimas são:

Dor no lado esquerdo do peito, em forma de aperto, pontada ou peso, que pode irradiar para o pescoço, axila, costas, braço esquerdo ou até mesmo, braço direito;

Dor nas costas;

Mal estar;

Enjoos e tonturas;

Palidez e suor frio;

Dificuldade para respirar ou respiração rápida;

Dormência ou formigamento no braço esquerdo;

Dor de estômago, sem relação com alimentos;

Tosse seca;

Dificuldade para dormir.

Sintomas Específicos do Infarto

Como já foi dito, pessoas com características de gênero e idade diferentes podem ter sintomas diferentes de infarto. Vamos ao detalhamento:

Sintomas do Infarto em Idosos

Às vezes o paciente idoso tem uma demora maior em apresentar os sintomas tradicionais, tendo o que chamamos de infarto silencioso. Isso ocorre devido ao desenvolvimento de vasos sanguíneos que fazem a circulação colateral, ajudando as coronárias a levarem sangue ao coração. Esses sintomas são desconforto no peito, alteração nos batimentos cardíacos, suor em excesso, falta de ar e palidez. Pode ainda haver dor leve ou intensa, acompanhada de sensação de peso ou aperto sobre o tórax.

Sintomas do Infarto em Jovens

Os sintomas nos jovens são os comuns, como formigamento no braço, enjoo, suor frio, palidez, tontura, dor ou aperto no peito. A grande diferença é que, como os jovens ainda não têm a chamada circulação colateral, a ocorrência de infarto fulminante é mais comum. Isso ocorre devido principalmente a problemas cardíacos genéticos.

Sintomas do Infarto em Mulheres

As mulheres também têm sintomas mais brandos, como  sensação de mal estar, batimentos cardíacos irregulares ou sensação de peso em um dos braços e desconforto no peito, correndo-se o risco de confundir o quadro com problemas mais brandos, como má digestão.As mulheres são menos suscetíveis ao infarto, mais essa possibilidade aumenta na menopausa devido a redução de estrogênio,que ajuda sobremaneira na circulação.

Partilhar o Artigo :)

Quais são os Sintomas do Infarto