Quais os Sintomas do Sarampo

O sarampo é uma doença que associamos à nossa infância. Felizmente, depois de algumas campanhas de vacinação e de prevenção esta doença estava quase irradiada na maioria dos países.

Mas algumas correntes anti vacinação mudaram esta realidade. Os efeitos disso já estão sendo sentidos com o  ressurgimento de ameaças que se acreditava já superadas, como a meningite, e o sarampo. Outras doenças graves podem ressurgir, como a paralisia infantil, mas vamos focar no sarampo.

Se você e sua família não estão vacinados contra o sarampo, procure imediatamente um posto de saúde depois de ler este artigo, e se você e todos as sua volta estão vacinados por saberem a importância de cuidar da própria saúde, parabéns. Mas não deixe de ler este artigo, porque como nenhuma vacina tem 100% de eficácia, você também pode ser vítima de toda essa ignorância.

Vamos lembrar para você os sintomas dessa grave doença, que pode atacar crianças e adultos, para que caso você se depare com ela, procure um médico imediatamente, para evitar problemas mais graves e uma epidemia maior.

Sintomas do Sarampo

É preciso ficar alerta aos sintomas do sarampo, pois é uma doença grave e que como afeta em sua grande maioria, bebes com até um ano de idade, é muitas vezes fatal, ou pode provocar sequelas. Os principais sintomas são:

Dor de garganta, com inchaço e dificuldade de deglutição. Em bebes, a dificuldade de beber o leite pode ser um alerta importante;

Pontinhos brancos por dentro da bochecha. Este sintoma é mais difícil de ver, mas se o seu filho está com os outros sintomas, este pode diferenciar o sarampo de uma série de outras viroses;

Manchas na pele

Essas manchas são vermelhas e não doem nem coçam, sendo uma das marcas registradas do sarampo;

Manchas vermelhas em relevo

Em relevo significa que as manchas são acompanhadas de ondulações na pele, e essas manchas vão se espalhando por todo o corpo;

Dor muscular

Essa dor é por todo o corpo, e é acompanhada de cansaço;

Tosse seca

Essa tosse é muitas vezes desacompanhada de catarro;

Febre acima de 38°

Febre relacionada ao sarampo é febre alta, se for febre abaixo de 38° provavelmente é outra doença;

Olhos vermelhos

Cuidado para não confundir conjuntivite com sarampo, pois os olhos vermelhos só são sinais de sarampo de forem acompanhados de ao menos três outros sintomas.   

Partilhar o Artigo :)

Quais os Sintomas do Sarampo