Os benefícios do tomate

O tomate é uma fruta que, apesar do que muitos pensam se um legume. Por ter um sabor bastante intenso, é utilizada não apenas das formas normais que as frutas normalmente são usadas, como em sucos, doces, tortas entre outros assim como também é usada como um tempero em diversas receitas da culinária brasileira, italiana e em outros países do mundo inteiro.

O tomate, além de ser saborosíssimo e ter infindáveis utilizações na cozinha, ainda tem como qualidade fazer muito bem para saúde.

Sendo utilizado para tratar várias doenças que muitos nem sabem.

Aqui trataremos de explicar  quais são esses benefícios impressionantes do tomate para a nossa saúde.

Benefícios do tomate

O tomate pode ajudar a prevenir o câncer

Apesar de as pessoas se preocuparem bastante com os agrotóxicos usados no tomate, basta lavar bem os tomates com água corrente e deixá-los descansar em água limpa com uma colher de sopa de água sanitária por litro de água.

Na verdade, o tomate tem propriedades que combatem o câncer, através dos fito-nutrientes antioxidantes presentes no tomate.

O fito-nutriente alfa-tomatina tem sido apontado como tendo a capacidade de alterar o processo de desenvolvimento de células cancerígenas da próstata.

Se o homem consumir quatro porções de tomate por semana reduz em 40% as chances de desenvolver esse câncer.

O licopeno contido no tomate, além de ajudar na prevenção do câncer de próstata, também combate o de pâncreas.

O tomate também previne o câncer de pulmão e muitos outros.

O tomate melhora a saúde do coração

O tomate contém o licopeno, a vitamina C e outros poderosos antioxidantes que melhoram sobremaneira a saúde cardiovascular, aumentando a oxigenação do sangue, permitindo uma clara melhora no fluxo sanguíneo e na capacidade circulatória.

O tomate reduz ainda o colesterol e reduz o teor de gordura no sangue.

Porque devemos comer Tomate

O tomate é ótimo para os olhos

O incrível licopeno e a vitamina A contidos no tomate são antioxidantes associados à redução do risco do surgimento da degeneração macular, protegendo os olhos da cegueira definitiva.

O tomate combate o diabetes

O tomate tem em sua composição um mineral chamado cromo. O cromo possui a capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser bastante benéfico tanto para os pacientes diabéticos, pré-diabéticos e sujeitos a desenvolver o diabetes, pois o controle do açúcar pode tanto controlar como prevenir contra essa doença.

O tomate combate inflamações

Os diversos carotenoides presentes no tomate combatem e previnem inflamações de todos os tipos.

Na verdade todos os vegetais com níveis elevados de antioxidantes são considerados altamente benéficos no combate a inflamações.

Partilhar o Artigo :)

Os benefícios do tomate