Os Benefícios da Vitamina A

As vitaminas são substancias chamadas reguladoras, ou seja, substâncias que têm por função manter o organismo saudável e com o funcionamento equilibrado.

Através das vitaminas, o organismo consegue desenvolver todos os processos químicos necessários para a própria sobrevivência.

A vitamina A é uma das mais importantes. É fundamental para diversas atividades do nosso organismo. A vitamina A não pode faltar na nossa dieta.

Esse artigo vai esclarecer os motivos, pois vai explicar detalhadamente quais os benefícios e utilidades da vitamina A para que a nossa saúde esteja totalmente em dia.

Vitamina A é fundamental para o sistema nervoso

Principalmente na infância é fundamental consumir uma boa quantidade de vitamina A. Ela vai permitir um melhor desenvolvimento cognitivo da criança.

Porém, a vitamina A também é importante para os mais velhos, devido a proteção que essa vitamina oferece ao sistema nervoso, prevenindo o aparecimento de doenças degenerativas graves, como o mal de Alzheimer ou o mal de Parkinson.

A vitamina A combate os sinais de envelhecimento

A vitamina A protege principalmente a pele do envelhecimento. A vitamina A é fundamental na síntese de colágeno, garantindo assim uma pele bem mais tonificada, tornando mais lento o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento.

A vitamina A também melhora a hidratação não só da pele, mas das mucosas e dos olhos, estendendo ainda mais a sua atuação.

A vitamina A melhora a saúde do homem

Bons níveis de vitamina A contribuem para a produção de testosterona, sendo preponderante para a saúde do homem. Da mesma forma, se o homem estiver com carência de vitamina A, a sua fertilidade fica bastante comprometida, pois essa vitamina ajuda na produção do gameta masculino.

Combate problemas cardíacos

Se você consumir adequadamente vitamina A, vai reduzir sobremaneira os níveis de LDL (o colesterol “mau”) no seu sangue.

O LDL está diretamente ligado a problemas como a hipertensão arterial, que é a dificuldade do sangue correr corretamente e fluidamente no organismo devido ao aperto que o sangue está fazendo nos vasos sanguíneos.

O LDL está ainda relacionado à gravíssima arteriosclerose, que ocorre quando há a esclerose de alguma artéria.

Dessa forma fica implícito que a vitamina A combate diversos problemas cardiovasculares.

Ajuda no ganho de massa muscular

A vitamina A atua no metabolismo ósseo. Já que essa vitamina tem a capacidade de manter a densidade óssea.

Como evita fraturas, a vitamina A auxilia bastante quem faz treinos muito intensos, pois uma fratura faz com que a pessoa fique impossibilitada de treinar por grandes períodos. Além disso, a vitamina A tem ação antioxidante.

Ajuda a proteger os músculos dos radicais livres, que são liberados em grande quantidade após os treinos. Ajuda a proteger os músculos da rápida degradação.

Partilhar o Artigo :)

Os Benefícios da Vitamina A