O que Você Precisa Saber sobre a Menopausa

A vida humana é composta por muitas fases, mas no caso das mulheres essas fases são mais marcadas, com episódios que as delimitam, culminando com a menopausa. A menopausa é o fim dos ciclos férteis da mulher, com o fim dos óvulos e da possibilidade de engravidar de maneira natural.

Isso implica muitas mudanças físicas e psicológicas, pois ocorrem drásticas mudanças hormonais que configuram a entrada da mulher na última fase da vida.

Essa fase também vem com problemas, pois essas mudanças hormonais implicam por vezes problemas de saúde. estes podem prejudicar a qualidade de vida das mulheres e podem reduzir a sua expectativa de vida.

Como enfrentar a Menopausa

Uma boa maneira de enfrentar uma nova fase e evitar problemas que possam surgir é conhecer melhor essa fase. Existe hoje em dia muita informação a respeito da menopausa.

Informação essa que pode melhorar a expectativa de vida com qualidade das mulheres. Elas poderão assim se cuidar e tomar as precauções devidas no sentido de ter uma vida mais ativa, longa e saudável.

Este artigo fala de forma resumida a respeito da menopausa, listando algumas características desse momento para informar as pessoas e reduzir as dificuldades inerentes do período.

Sintomas da Menopausa

Nascimento de pelos em lugares aleatórios

Com a menopausa, o estrogênio, hormônio feminino, tem redução na sua produção, e a testosterona, hormônio masculino, mas que também existe em pequenas quantidades nas mulheres começa a se manifestar um pouco. Devido ao espaço deixado pelo estrogênio, provocando o parecimento de pelos em lugares diferentes, como o queixo, e outros lugares mais característicos de homens.

Problemas para dormir

Engana-se quem pensa que os hormônios femininos, (estrogênio e progesterona) servem apenas para permitir a gravidez e dar feminilidade a aparência da mulher e tornar a voz fina, entre outras características visíveis. Esses importantíssimos hormônios ajudam em diversos aspectos da vida da mulher, inclusive no sono, e isso causa grandes episódios de insônia na menopausa.

Aumento de peso

O funcionamento do metabolismo está totalmente ligado aos hormônios. Com a redução na quantidade de hormônios na corrente sanguínea da mulher durante a menopausa, o metabolismo diminui e com isso pode ocorrer aumento de peso. Por isso que maioria das pessoas ganha peso com a idade, as mulheres por causa da menopausa e os homens por causa da redução natural da testosterona com a andropausa.

Problemas de memória

Esquecimentos básicos como onde um objeto foi colocado, ou o nome de alguém, podem ocorrer devido à redução da memória associada a esse período, por isso é importante, não só para esse problema, mas para os outros, ter-se sempre o acompanhamento médico e fazer, se for preciso, reposição hormonal.

Partilhar o Artigo :)

O que Você Precisa Saber sobre a Menopausa