Motivos para Consumir Semente de Chia

Talvez nenhuma semente seja tão popular hoje em dia quanto a semente de chia. Ela está muito popularizada principalmente por suas propriedades emagrecedoras.

A chia ou sálvia hispânica, é uma planta herbácea da família das lamiáceas (assim como o alecrim e a sálvia), nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicana (e Colômbia). Os astecas já cultivavam as sementes de chia antes mesmo da descoberta e invasão da América pelos espanhóis.

Porém, a chia proporciona uma série de surpreendentes e incríveis benefícios para a nossa saúde, como será detalhado mais adiante nesse artigo, permitindo assim que você conheça melhor essa planta.

Quais os Benefícios das Sementes de Chia

A semente de chia combate a anemia

A anemia ocorre quando existe uma carência de glóbulos vermelhos no sangue para transportar o oxigênio tão fundamental por todo o nosso organismo. Esse grave problema causa fadiga, fraqueza, baixa de imunidade, pressão baixa entre outros problemas. A maior causa da anemia é o baixo teor de ferro, no sangue, o que faz com que a síntese dos glóbulos vermelhos diminua. A chia possui uma alta concentração de ferro, repondo os glóbulos vermelhos e evitando a anemia. Comer 2 colheres de sopa de sementes de chia fortalece seu corpo com 2,2mg de ferro, ou 12 por cento da dose diária recomendada.

As sementes de chia diminuem o apetite

As sementes de chia são ricas em fibras, transformando-se em um gel quando em contato com água. Esse processo ocupa o espaço no estômago, aumentando a saciedade e reduzindo o apetite exagerado. Além disso, a chia contém proteínas e ácidos graxos que aumentam o metabolismo, induzindo a uma perda mais rápida de peso.

Porque devemos Consumir Sementes de Chia

A chia retarda o envelhecimento

A chia ajuda a retardar o envelhecimento e mantém a pele, cabelo e unhas mais saudáveis. Isso ocorre devido a presença de antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Já o ômega-3 e os ácidos graxos presentes em sementes de chia, ajudam a tratar uma série de problemas de pele, como rugas e manchas de idade, manter a pele bem hidratada e promover a cicatrização rápida de feridas.

Previnem a osteoporose

O cálcio, mineral fundamental para a manutenção e síntese dos ossos está contido nas sementes de chia. Outros nutrientes benéficos para os ossos como o magnésio, fósforo e proteína. Fortalecem os ossos e reduzem o risco do desenvolvimento da osteoporose. Os ácidos graxos e o ômega-3 também presentes nas sementes de chia aumentam a densidade óssea. Prevenindo contra alguns tipos de fraturas. As sementes de chia podem ajudar ainda a tratar diversas dores articulares, inflamações, artrites e outros problemas de saúde relacionados com os ossos.