Melhore a sua Saúde com Os Benefícios da Ameixa

Ameixeira, ameixoeira ou ameixieira são os nomes que são normalmente conhecidas algumas das espécies de árvore de fruto do subgênero Prunus, incluso no gênero Prunus da família botânica Rosaceae (a que pertencem também à cerejeira e o pessegueiro).

A ameixeira-da-baía é, contudo, do gênero Ximenia. O seu fruto é a famosa ameixa. A espécie mais utilizada da ameixeira no ocidente é originária da Ásia menor, na região do Cáucaso.

A ameixa é o fruto da ameixeira e é um fruto delicioso de forma redonda com uma espécie de bico, doce e de epicarpo fino. Essa fruta faz muito bem para a saúde. É portadora de uma série de incríveis benefícios capazes de melhorar sobremaneira a nossa saúde em geral.

Nesse artigo, você conhecerá esses benefícios de forma detalhada. Pode assim compreender o enorme valor nutricional e medicinal dessa fruta.

Benefícios da Ameixa para a Saúde

A ameixa melhora o funcionamento do intestino

A ameixa tem propriedades laxativas. Ajuda o intestino a funcionar de forma mais ágil, combatendo a prisão de ventre, assim como os gases, auxiliando quem tem o intestino muito preguiçoso.

Uma das principais razões disso é a presença de fibras insolúveis, que têm dificuldade de serem absorvidas pelo aparelho intestinal, o que leva a uma melhora no funcionamento desse aparelho.

Além disso, as ameixas também contêm sorbitol, um poliol de efeito conhecidamente laxativo, que pelo mesmo princípio das fibras absorve a água, estimulando assim o bom funcionamento do nosso intestino.

Ajuda no controle da glicose

A ameixa tem a capacidade de controlar a glicemia. Apresenta um baixo índice glicêmico, que significa a velocidade com que os carboidratos contidos em dado alimento são devidamente absorvidos e deles é tirada a glicose, que será utilizada nos nossos processos celulares.

Quando a glicose está muito elevada, doenças metabólicas graves, entre elas a temível diabetes tipo 2, acabam acometendo a pessoa. Além disso.

A glicose pede insulina para o organismo, o que faz com que essa glicose seja armazenada em forma de gordura no organismo, aumentando o peso.

Porque Devemos Comer Ameixa Todos os Dias

A ameixa ajuda no ganho e manutenção da massa muscular

As ameixas são riquíssimas em potássio, um mineral que atua junto ao sódio na transmissão de impulsos neuronais e contração muscular. É por isso que a falta de potássio pode causar cãibras.

Por isso a ameixa é fundamental no ganho e manutenção da massa muscular, pois ela ajuda até mesmo na manutenção dos níveis de uma substância chamado glicogênio.

É importante fonte de energia para a contração muscular, além de ajudar no equilíbrio eletrolítico, que é fundamental para todas as funções vitais do organismo.

Fortalece os ossos

A ameixa ajuda a aumentar a densidade óssea. Esse incrível benefício só é possível graças aos flavonoides e demais composto fenólicos presentes nessa fruta.

Esses componentes permitem a reversão da perda óssea. A ameixa possui ainda o boro, que é um macronutriente capaz de ajudar na fixação óssea e na manutenção de sua densidade.