Hábitos que Prejudicam aos Rins

Cuidar da nossa saúde empreende uma série de grandes esforços, esforços esses que poderão ser recompensados com uma vida confortável e independente na velhice. Para isso é importante saber quais as atitudes necessárias para alcançar esse objetivo.

Uma das várias atitudes indispensáveis para viver bem e por muito tempo é cuidar dos nossos órgãos e tecidos mais importantes e mais sujeitos ao desgaste e ao envelhecimento.

Um par de órgãos que ao mesmo tempo é vital e fundamental para a nossa sobrevivência, além de ser um dos que mais sofre com os nossos excessos e maus hábitos são os nossos rins.

Os rins são bolsas vermelhas em forma de feijão que são os nossos filtros, pois eles filtram todo o nosso sangue de seis em seis minutos, tirando dele todas, ou a maioria das suas impurezas e aquilo que não é importante e sadio para o nosso organismo, como por exemplo, a água, que quando está além do necessário, pode causar pressão alta.

Os nossos rins, até por trabalharem muito ao longo da nossa vida, caso sejam sobrecarregados vão perdendo a sua função até o ponto que talvez precisemos até de um transplante. Esse artigo vai te dizer que atitudes você deve evitar para garantir rins saudáveis e funcionais por toda a vida, evitando dor e sofrimento.

Coisas que Evitam ter os Rins Saudáveis

Beber pouca água

Esse detalhe é conhecido, pois é de conhecimento popular que quando bebemos pouca água os nossos rins passam a ter muito mais dificuldade para filtrar o nosso sangue, já que o sangue fica mais denso, fazendo com que os néfrons, as estruturas filtrantes dos rins, trabalhem com extrema dificuldade. Além disso, com o sangue mais denso, o mesmo começa a passar em menor quantidade pelos rins, acumulando toxinas.

Para evitar isso, beba dois litros de água em locais ou períodos menos quentes, e até três litros em épocas e locais mais quentes.

Reter urina

Segurar a vontade de ir ao banheiro pode ser absolutamente prejudicial aos seus rins. Uma das consequências negativas pode ser o aumento da pressão da urina sobre os rins, chamado hidronefrose.

Problemas de infecções da bexiga, condições incómodas e dolorosas, também podem ocorrer.

Consumir muito refrigerante e proteínas animais

As proteínas animais têm muita gordura, o que aos poucos vai reduzindo a capacidade renal. Da mesma forma o abuso de refrigerantes também prejudica os rins, porque a alta concentração de sódio, açúcar e conservantes vai se acumulando nos rins e podem até mesmo causar cálculos renais.

Portanto, não tire completamente, mas reduza o consumo de refrigerantes e carnes gordurosas na sua dieta.

Vida muito sedentária

A vida sedentária causa uma redução da atuação dos seus rins, pois quanto mais exercícios, maior é a circulação sanguínea e é maior o consumo de líquidos, fundamentais para a função renal ser regular e contínua.

Tomar muitos remédios pode também ser muito prejudicial aos rins, pois esses remédios vão para o sangue, sendo filtrados nos rins e prejudicando suas funções, já que são difíceis de serem descartados.