Exercícios para Manter a Memória Saudável na Velhice

Até um passado bem recente, as pessoas em nosso país tinham uma baixa taxa de longevidade, dificilmente chegando aos 80, 90 anos de idade e quando chegavam normalmente seus últimos anos de vida eram cheios de limitações e sofrimentos para a pessoa e a família.

No entanto, com o avanço da medicina e com as leis trabalhistas mais benéficas aos trabalhadores a expectativa de vida foi aumentando cada vez mais, com muita gente já alcançando os 100 anos com lucidez e com saúde.

Porém, a maioria das pessoas ainda corre o risco de no fim da vida passar pelo sofrimento que alguns dos nossos antepassados passaram. Quem não se cuida, não apenas vive menos como vive com uma qualidade de vida menor.

Para se chegar aos 90, 100 anos com saúde, é preciso durante toda a vida ter bons hábitos alimentares. Exercitar e o que a maioria das pessoas não sabe ou não presta a devida atenção.

Trabalhar sempre a mente e manter a cabeça sempre renovada, consumindo nutrientes úteis para o cérebro, bem como sempre trabalhando ou aprendendo algo, para adiar ou prevenir as doenças senis que atacam a memória e outros fatores cognitivos.

Por isso disponibilizamos alguns exercícios mentais que você deve praticar ao longo da vida, para chegar à velhice com uma mente jovem e saudável.

Exercícios para Exercitar a Memória

Exercícios usando os cinco sentidos

Uma maneira excelente de despertar e incentivar o bom funcionamento do cérebro é através da estimulação dos sentidos. Ouvir uma boa música. Experimentar uma comida gostosa, tocar uma superfície incrivelmente macia, acender uma vela aromática que propague um perfume suave ou até mesmo observar uma bela paisagem fazem o cérebro ter grande atividade.

Isso impede que ele enferruje com a idade. Isso será fundamental para manter a atenção e a memória até o fim da vida.

Sudoku, cruzadas, caça palavras entre outros jogos do tipo

Esses jogos permitem uma incrível ativação da área da memória. Entidades especializadas ao redor do mundo indicam que esses jogos melhoram intensamente as funções cognitivas de quem os joga.

O sudoku, um jogo que está nessa lista, mas talvez você não conheça, tem a mesma métrica das palavras cruzadas, mas usando números em lugar das letras.

Leitura

Os benefícios da leitura podem ser sentidos em qualquer idade. Lendo um bom livro de qualquer tipo é possível entrar e navegar de forma profunda por inúmeros mundos sem sair do lugar, enriquecendo o conhecimento não só na área textual.

Ajuda também na área da comunicação como um todo, o que é um problema em idosos com doenças degenerativas senis.

Xadrez

O xadrez nos faz quebrar a cabeça e testa o tempo todo a nossa capacidade de raciocínio e estratégia. Sendo recomendado para pessoas de todas as idades. Isso mantém o cérebro alerta e pronto para solucionar os problemas que podem aparecer no dia a dia.

Partilhar o Artigo :)

Exercícios para Manter a Memória Saudável na Velhice