Efeitos Incomuns da Ansiedade

A ansiedade é um quadro de nervosismo e tensão extrema que pode ter várias nomenclaturas e denominações diferentes. Sempre envolvendo episódios ligados ao medo, desconforto, impaciência entre outros que podem levar a pessoa a ter graves problemas na vida, como na área estudantil, pessoal e profissional, causando grandes limitações e prejuízos.

O aparecimento da ansiedade pode ser tão intenso, que leva a pessoa a somatizar esse quadro e ter efeitos inacreditáveis para leigos. Mente e corpo não são mais vistos como partes separadas nas pessoas, sendo componentes de um único indivíduo.

Isso significa que quando o nosso corpo está com problemas causa prejuízos a nossa mente. Assim como quando a nossa mente está desequilibrada, causa efeitos físicos. Agora você ficará sabendo quais são esses efeitos incomuns e surpreendentes da ansiedade.

Efeitos da Ansiedade Incomuns

Queda de cabelos

É incrível, mas a ansiedade pode provocar um efeito físico super intenso como a queda de cabelo, apesar dessa condição ser rara.

Esse sintoma assustador é causado devido a que, uma mente ansiosa pode fazer com que as proteínas linfáticas sejam transformadas em glicose para recuperar a energia gasta na ansiedade. Provocando a liberação de radicais livres no processo.

Isso causa um circulo vicioso. O organismo precisa de mais energia para combater esses radicais livres, retirando os nutrientes que iriam nutrir os cabelos e garantir o seu crescimento, terminando com a queda.

Erupções e manchas na pele

O surgimento da temida e famosa acne ao redor do nariz, nas bochechas ou na testa. Tudo isso devido à ansiedade.

Se o episódio de estresse for rapidamente superado, as espinhas vão embora, mas se o estresse ao invés piorar, as acnes persistem e ainda aparecem irritações e alergias cutâneas.

Para se livrar desses efeitos, trate a ansiedade, pois tratamentos específicos para acne e irritações não atacam o cerne do problema.

Desequilíbrios hormonais na Ansiedade

Os hormônios são produzidos pelo sistema endócrino. Têm por função manter as funções corporais equilibradas através de suas glândulas. O cérebro é que controla os produtos químicos da composição dos hormônios.

As preocupações e o estresse extremo fazem com que o cérebro, já sobrecarregado de tanto trabalho, se descuide dos hormônios causando desequilíbrios graves que podem afetar diversas partes do corpo.

Alterações visuais

São as temidas alucinações que acometem as pessoas com ansiedade. Apesar de o senso comum indicar que esse problema seja esperado apenas de pacientes com esquizofrenia ou psicose.

A intensidade dessas alucinações vai depender do grau de ansiedade. As imagens podem ser apenas borrões passageiros ou até mesmo mudanças na percepção do ambiente. O que é muito perigoso, pois pode provocar acidentes.

A super percepção de luz assim com a alteração na captação do tempo também podem ocorrer em casos mais graves.