Doenças Transmitidas Através do Beijo que Pouca Gente Sabe!

O beijo é praticado pelas pessoas para mostrar respeito, selar cerimônias e para demonstrar afeição a milhares de anos, de diversas formas e em diversas culturas.

Como todos nós sabemos, muitos fluidos e bactérias são transmitidos durante o beijo, podendo provocar doenças, mas quais doenças são essas?

Nesse artigo listamos algumas dessas enfermidades que vão te fazer ficar muito mais atento em quem está beijando.

Assim como caso você esteja com alguma dessas doenças possa ficar alerta para não beijar ninguém.

Doenças Graves Transmitidas pelo Beijo

Sífilis

Isso é mesmo assustador, mas real.

A sífilis é uma grave doença venérea, sendo  associada à transmissão sexual na maioria dos casos.

Porém muitas pessoas portadoras dessa doença têm lesões na região da boca, e caso você beije uma dessas pessoas há uma boa chance de você ser o próximo a portar essa doença.

Mononucleose infecciosa

A mononucleose é uma doença infecciosa chamada também de doença do beijo, sendo transmitida principalmente entre crianças e adolescentes.

As crianças pegam essa doença dos pais ou amiguinhos, já os adolescentes pegam essa doença devido a dar muitíssimos beijos nesse intenso período da vida.

As crianças não costumam apresentar os sintomas característicos. Sendo isso mais comum entre os adolescentes.

Uma grande quantidade de adultos possui o vírus, mas os que têm anticorpos específicos não desenvolvem os sintomas.

Os sintomas são faringite, febre, fadiga, mal-estar e aumento dos gânglios linfáticos do pescoço.

Herpes

O herpes é a mais conhecida entre as doenças transmitidas por beijo.

Herpes é causada por um vírus e é muito contagiosa. A causa de essa doença ser tão conhecida é porque os seus sintomas são muito visíveis e fáceis de serem detectados.

Existe o herpes genital, que é uma terrível doença venérea, mas vamos nos focar a versão bucal. Apesar de que a mesma pessoa pode contrair as duas enfermidades simultaneamente.

A pessoa que apresenta essa infecção apresenta bolhas e manchas vermelhas causadas pela inflamação, que são uma tentativa do sistema imunológico de combater a infecção.

O líquido presente nessas bolhas está repleto de material virótico, sendo no momento do rompimento dessas bolhas é que se configura a infecção, pois líquido acaba entrando em contato com as mucosas do parceiro.

Meningite meningocócica

A terrível meningite ocorre quando as membranas responsáveis por revestir e proteger o sistema nervoso e medula se inflamam.

A transmissão pela saliva é uma das formas de contrair essa doença.

A meningite meningocócica se desenvolve muito próxima do sistema nervoso central, o que torna essa doença capaz até mesmo de matar.

Existem diversas vacinas para a meningite. É impossível ser imune a todas as variantes dessa terrível doença, pois outros germes que não estão na vacina podem causar essa inflamação.

 

Partilhar o Artigo :)

Doenças Transmitidas Através do Beijo que Pouca Gente Sabe!