Doenças Ligadas à Falta de Vitamina D

Existem centenas de vitaminas fundamentais para a nossa saúde. Vitaminas essas relacionadas à proteção do nosso organismo contra várias doenças de todos os tipos.

Isso ocorre por causa da função que as vitaminas têm como substâncias reguladoras, ou seja, substâncias capazes de equilibrar as nossas funções fisiológicas. Permitindo uma melhor saúde, um sistema imunológico mais preparado para o caso de ocorrer uma doença e um melhor estado de ânimo e energia para enfrentar o nosso dia a dia.

A vitamina D é uma das mais importantes dentre todas, pois atua na proteção da pele, dos ossos e outros tecidos.

A vitamina D está associada à exposição ao sol e ao consumo de certos alimentos, como o fígado, os peixes como o salmão, sardinha e o arenque, ovos, cogumelos, cereais enriquecidos, laranja entre outros.

Aqui a importância da vitamina D é o foco, e esclareceremos para você quais as doenças causadas pela carência desse essencial nutriente.

Doenças Provocadas pela Falta de Vitamina D

Diabetes

Os jovens que possuem níveis satisfatórios de vitamina D estão bem menos propensos a desenvolver problemas de saúde como o diabetes tipo 2 na velhice.

A principal causa disso é que a vitamina D é um dos componentes responsáveis por controlar os patamares de cálcio no sangue, que consequentemente são também responsáveis em parte pelo controle dos níveis de açúcar.

Portanto, quando falta vitamina D, pode faltar cálcio e o açúcar do sangue pode ficar descontrolado, levando ao diabetes tipo 2.

Artrite reumatóide

Existem centenas de doenças ligadas ao que antigamente era chamado de reumatismo. Na verdade nunca foi uma doença específica, mas um grupo amplo de enfermidades.

A artrite reumatóide é uma das mais comuns, pois ocorre quando os ossos ficam fracos e quebráveis, principalmente por causa da falta prolongada de cálcio, que é a matéria que o organismo utiliza para fabricar ossos e cartilagens, o que ocorre devido a falta da vitamina D, sintetizadora do cálcio.

Em especial na terceira idade, essa carência prolongada se faz presente na forma de dores e inchaços e enfraquecimento generalizado dos nossos ossos, configurando a artrite.

A falta da Vitamina D na Nossa Saúde

Pressão alta

A vitamina D funciona como um detergente que limpa e combate o acúmulo das placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, principalmente as artérias.

Essas placas de gordura ao lado do sódio em níveis elevados é uma das causas definitivas da pressão arterial elevada, pois com menos espaço para trafegar, o sangue pressiona mais intensamente os vasos, levando a dificuldade de circulação e aos vários problemas que são consequência disso, como infartos, derrames e tromboses.

Asma

A vitamina D tem fortes efeitos anti inflamatórios, podendo com isso combater problemas respiratórios como a asma. A razão disso é que a inflamação nos pulmões é uma das principais causas da maioria dos problemas respiratórios.

Uma boa amostra disso é que nas grandes cidades, onde além da poluição, que é um fator importante em problemas respiratórios.

A pouca exposição a luz solar leva a um aumento na incidência de problemas do tipo, enquanto as pessoas que vivem em meio rural são mais resistentes no aspecto pulmonar.

Partilhar o Artigo :)

Doenças Ligadas à Falta de Vitamina D