Conheça os Principais Benefícios da Castanha-do-Pará

A culinária brasileira é uma das mais saudáveis e cheias de alimentos deliciosos e repletos de nutrientes benéficos para a nossa saúde em geral. Mas muitas pessoas não sabem exatamente quais dos alimentos que consumimos regularmente são bons ou quais são maus para o nosso bem estar.

A falta informação de qualidade a respeito.

Um desses alimentos que são absurdamente benéficos para a nossa saúde é a castanha, principalmente se estivermos falando da castanha-do-pará. Uma das mais incríveis e com maior capacidade medicinal.

Com o nome científico de Bertholletia excelsa, a castanha-do-pará vem de uma árvore de grande porte, que é encontrada em grande quantidade no norte do nosso país.

A castanha é a semente da árvore. Essa semente tem muitas utilidades favoráveis para a nossa saúde, e esses benefícios serão explicados e detalhados a partir de agora.

Benefícios da Castanha-do-Pará

Melhora o funcionamento da tireoide

A tireoide é uma glândula localizada próximo ao pescoço e que produz hormônios fundamentais para o nosso organismo, como a tiroxina e a triodotiroxina, responsáveis por diversas funções do nosso organismo.

Quando temos problemas nessa importante glândula, ocorrem problemas como o hiper e o hipotireoidismo, desequilíbrios que prejudicam a saúde de diversas formas.

A castanha-do-pará é rica em zinco, selênio e iodo, minerais fundamentais usados pela tireoide para produzir os seus hormônios. A castanha-do-pará é recomendável principalmente em casos de hipotireoidismo.

A castanha-do-pará combate problemas cerebrais

O selênio, além da gordura saudável ômega-9 e a importante vitamina E que estão contidos na castanha-do-pará combatem os radicais livres que podem atacar os nossos neurônios e com isso melhorar a saúde do nosso cérebro.

Doenças graves como a arteriosclerose e o Alzheimer, assim como o mal de Parkinson também são combatidas por essa poderosa e acessível semente.

A castanha-do-pará melhora e fortifica o sistema imunológico

Os antioxidantes presentes na castanha-do-pará são grandes combatentes na luta contra os radicais livres, que são substâncias maléficas para a nossa saúde e que provocam envelhecimento acelerado além de enfraquecerem o sistema imunológico.

Os componentes presentes na castanha-do-pará, como o ômega-9 e os antioxidantes, ajudam ainda a aumentar o colesterol HDL, que é o colesterol bom e ajudam na redução dos patamares de colesterol LDL, que é o colesterol ruim.

A castanha-do-pará é excelente para os ossos

A castanha-do-pará é muito rica em minerais muito importantes para a nossa saúde, como o fósforo e o magnésio, que são fundamentais na construção e manutenção dos nossos ossos.

Principalmente quando falamos do magnésio, que é responsável pela fixação de outro mineral extremamente importante, que é o cálcio nos nossos ossos, permitindo mais saúde nessa parte importante do nosso corpo.