Como Tratar a Prisão de Ventre

A alimentação e a digestão são funções básicas e essenciais para a nossa saúde, bem estar e sobrevivência. A digestão garante o controle de peso, a chegada dos nutrientes provenientes dos alimentos para as nossas células e tecidos, e o descarte ou excreção daquilo que o nosso organismo não precisa.

Por isso, da boca, passando pela traqueia, esôfago, estômago, intestinos e reto, são fundamentais para o bom funcionamento do resto do corpo.

A prisão de ventre, que é principalmente caracterizada pelo represamento das fezes, e a dificuldade da gestação de se completar, trazem dor, desconforto, e problemas de saúde e nutricionais. Os laxantes são remédios que têm por função facilitar a evacuação, trazendo conforto e impedindo problemas piores como a diverticulite, condição que ocorre quando as fezes escapam do intestino grosso, contaminando outros tecidos.

Os laxantes, entretanto, têm efeitos colaterais e podem fazer mal para quem é sensível. Por isso vamos te explicar como combater a constipação, sem precisar se valer desses remédios, de forma natural e segura.

Dicas Naturais para a Constipação

Melhore a sua postura

Os banheiros atuais não são ergonômicos e não é a forma mais natural de evacuar. Se você não tem problemas com isso não há crise, mas se você está lendo atentamente esse artigo esse não é o seu caso.

Uma saída para facilitar a postura para evacuação é ficar de ponta de pé para facilitar o seu trabalho, ou colocar um banquinho sob os pés. Isso vai fazer com que você fique como se estivesse de cócoras, que é a melhor posição para evacuar, pois cria uma pressão extra no abdômen.

Siga uma rotina

É quase natural, mas a grande maioria das pessoas tem uma rotina, um horário onde por serem tão acostumadas a irem ao banheiro, já ficam com vontade sempre no mesmo horário. Isso ocorre porque o seu organismo gosta de rotinas, pois o seu aparelho intestinal e excretor vai ter o período adequado para fazer todo o processo.

Se você não estiver com vontade não tem problema e não precisa forçar uma situação, vá, tente sem exageros, e faça isso dia após dia, até se acostumar, garantimos que vai acontecer a adaptação.

Melhorar a alimentação

O que você come vai definir o trajeto desse alimento. Você precisa comer muita fibra, que pode vir na forma de frutas, legumes, entre outros. Frutas como a melancia, o mamão, melão, entre outras, assim como diversos vegetais ricos em fibras, vão melhorar muito a sua evacuação.

Cuidado com os remédios que esteja tomando. Se você não tinha constipação e começou depois de iniciar algum tratamento, leia a bula e se esse efeito estiver entre os relacionados, vá ao médico e explique que os efeitos colaterais do medicamento estão prejudicando a sua capacidade de evacuar, e o seu médico vai indicar uma outra dose ou remédio.

Partilhar o Artigo :)

Como Tratar a Prisão de Ventre