Como Acelerar o Metabolismo

O metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias sofrem no interior das células que compõem o nosso organismo.

Quando o nosso metabolismo trabalha de maneira rápida e saudável a queima de gordura e a perda de peso ocorrem de forma mais natural e veloz.

Porem quando o nosso metabolismo está lento a perda de peso fica muito mais difícil e outros fatores, como a disposição e o bom funcionamento intestinal também são comprometidos.

Nesse artigo te demonstraremos as principais formas de acelerar o seu metabolismo e perder peso mais rápido, além dos outros benefícios de um metabolismo rápido e saudável.

5 Dicas para Acelerar o Metabolismo

Coma mais vezes

Quando ficamos muitas horas sem comer, nosso organismo passa pelo processo de catabolismo, que é quando nosso corpo utiliza as reservas de energia para funcionar. Quando isso ocorre, o organismo reduz a velocidade do metabolismo.

Para evitar que isso ocorra e para gastar mais calorias sem esforço, já que gastamos calorias na digestão é recomendável se alimentar várias vezes ao dia e em quantidades menores.

Treine usando pesos

O motivo de homens terem um metabolismo mais rápido que as mulheres e as pessoas mais velhas terem um metabolismo mais lento do que as pessoas mais jovens é a quantidade de massa muscular.

O músculo consome muita energia e quem tem muita massa muscular pode comer mais e manter o metabolismo.

Portanto treinar com pesos permite um aumento da massa muscular e consequentemente um aumento na intensidade e velocidade do metabolismo.

Não esqueça os exercícios aeróbicos

Obviamente o exercício queima calorias e aumenta o metabolismo imediatamente e após uma hora e meia depois do exercício.

Outro benefício é que ao somar o exercício aeróbico a musculação, seu metabolismo fica mais rápido por até doze horas.

Beba bastante água

A água tem a propriedade de aumentar e acelerar as reações químicas em nosso organismo.

A água gelada ainda tem um fator a mais, pois o organismo gasta calorias para esquentar a água dentro dele e alcançar o equilíbrio térmico.

Durma ao menos sete horas

Quando uma pessoa dorme mal, o seu metabolismo fica bem mais lento.

Sem falar que uma noite mal dormida ocasionará outros problemas no desempenho físico durante o dia que poderá prejudicar indiretamente o metabolismo.

Tenha prudência no consumo de carboidratos

Não consuma carboidratos com alto índice glicêmico, pois esses carboidratos são consumidos rapidamente pelo organismo causando picos de glicose e insulina, que provoca um maior acúmulo de gordura nas artérias e aumenta a fome. Além do mais, esses carboidratos consomem pouca energia em sua digestão.

Ao invés destes, consuma os carboidratos com baixo índice de glicemia, que impedem esses processos nocivos para um bom funcionamento do metabolismo, além de consumirem bastante energia em sua digestão.