Benefícios do Chá da Folha de Pitanga para Saúde

As pessoas sempre buscam novos chás que lhes permitam resolver diversos problemas de saúde. Nesse contexto encontramos a pitangueira, ou árvore de pitanga.

Na pitangueira, além da fruta encontramos as folhas da planta, que possuem uma série de benefícios para a saúde, tratando muitas doenças que até pouco tempo atrás não se imaginava que poderiam ser tratadas com as folhas de pitanga.

Nesse artigo explicamos as propriedades e principais benefícios do chá de folha de pitanga para a nossa saúde, de forma simples e pratica para que você conheça um pouco mais dessa incrível parte da pitanga.

Principais Componentes da Folha de Pitanga

Alguns dos principais componentes do chá de folha de pitanga são as antocianinas, os fenóis e os carotenoides. Estes ão responsáveis pela proteção do DNA celular, assim como combate as inflamações.

Como as inflamações estão associadas a diversos problemas de saúde a folha de pitanga pode atacar nessa frente. Levaria dias para explicitar todos os princípios ativos da folha de pitanga, então nesse artigo vamos focar especificamente nos benefícios trazidos pelo chá desta incrível parte da pitanga.

Benefícios do Chá da Folha de Pitanga

Chá de folha de pitanga combate a diarreia

Por limpar o intestino de forma rápida e eficaz o chá de folha de pitanga combate a diarreia, assim como outros problemas do trato gastrointestinal.

Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce

A folha de pitanga é rica em antioxidantes, e estes ajudam a retardar os sinais de envelhecimento precoce. Isso é possível porque os antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

O chá de pitanga melhora a saúde da pele

Através do chá de folha de pitanga se tem acesso a diversas vitaminas presentes nessas folhas. Uma dessas vitaminas é a A, que é responsável por manter unhas, pele e cabelos mais saudáveis e hidratados, pois a vitamina A ajuda na sintetização do colágeno, que deixa a pele mais tonificada. As folhas de pitanga também são ricas em ácido ascórbico, que combate o envelhecimento precoce.

O chá de folha de pitanga é antipirético

Os efeitos diuréticos, calmantes, anti-inflamatórios e antioxidantes do chá de folha de pitanga combatem os episódios de febre, doenças estomacais e hipertensão.

Chá de folha de pitanga também combate a artrite

Voltando para os efeitos anti-inflamatórios do chá de folha de pitanga, esses efeitos não só combatem a artrite como são até mesmo capazes de prevenir o desenvolvimento da artrite, sendo um remédio capaz de trazer grandes benefícios para as articulações. Esse chá é muito bom para a saúde em geral.

Partilhar o Artigo :)

Benefícios do Chá da Folha de Pitanga para Saúde