Benefícios do Açafrão para a Saúde

Os vegetais são tanto importantes quanto polêmicos. Se por um lado são altamente benéficos para a nossa saúde, ao menos em sua grande maioria, são também considerados por aqueles que não conhecem bem alimentos amargos ou de pouco sabor.

Muitas pessoas foram obrigadas a comer verduras na infância, o que provoca uma enorme e até justificada rejeição a este tipo de alimentos, até porque se sabe que obrigar as crianças a comer o que elas não querem as impede de realmente desenvolver o seu paladar de forma calma e natura.

Este fato faz com que elas liguem estes alimentos a sofrimento e nem prestem atenção ao bom sabor que eles sim, podem ter.

Porque devemos consumir açafrão?

Um dos vegetais mais benéficos para a nossa saúde é o açafrão. Tem por nome científico Crocus sativus e é da família das iridáceas, sendo muito utilizado a séculos como especiaria, sobretudo na culinária do Mediterrâneo, região de onde o açafrão se origina, no preparo de risotos, aves, caldos, doces e massa.

É ainda um ingrediente essencial à paelha espanhola. Nesse artigo traremos os principais benefícios que o açafrão pode trazer para a nossa saúde, além é claro do benefício mais óbvio, que é o de graças a seu incrível sabor, melhorar a fama dos outros vegetais.

Benefícios do Açafrão para a Saúde

O açafrão é antidepressivo

O açafrão ajuda na produção de serotonina, hormônio ligado ao humor. Como os níveis de serotonina elevados reduzem a ansiedade e a depressão, podemos afirmar que o açafrão é um grande parceiro em tratamentos de combate a depressão, ansiedade e outros males psicológicos.

Melhora a visão

Os nutrientes diversos e regenerativos do açafrão combatem a atuação dos raios solares sobre a visão, além de permitir uma melhor regulação dos ácidos graxos das membranas celulares dos olhos, tornando-os mais resistentes.

Por fim, o açafrão combate doenças graves como a degeneração macular e a catarata, que podem provocar piora na qualidade de vida e até cegueira.

O açafrão é bom para os músculos e ossos

É de conhecimento geral que o cálcio é fundamental para ossos e músculos, o que talvez você não saiba é que o magnésio ajuda na absorção de cálcio e está presente no açafrão. Portanto o consumo de açafrão pode te ajudar a ter músculos e ossos mais fortes e com maior poder de recuperação.

Melhora a saúde cardíaca

Se você consumir açafrão, o seu coração agradece, pois a grande quantidade de antioxidantes presentes nessa especiaria reduz triglicérides e colesterol, permitindo uma melhor condição circulatória e cardiovascular, diminuindo a incidência de problemas como o infarto e a hipertensão.

Partilhar o Artigo :)

Benefícios do Açafrão para a Saúde