Benefícios da amla

Consumir todo o tipo de frutas e legumes faz muito bem para a saúde e permite viver mais e melhor.

No Brasil não só temos muitas frutas nativas deliciosas como também podemos encontrar frutas do mundo inteiro, principalmente nas grandes cidades.

Uma dessas frutas incríveis é a amla, ou groselha indiana, uma fruta da família Euphorbiacea e pouco conhecida ainda no país.

Nesse artigo explicaremos sobre as incríveis aplicações para essa exótica fruta, focando principalmente nos benefícios de que podemos usufruir a partir dela.

Benefícios da Amla

Amla faz bem para o cabelo

A amla é até mesmo usada em tônicos capilares, porque fortalece o pigmento e aumenta o crescimento do cabelo.

Além de reforçar as raízes, manter a cor intacta e melhorar o brilho do cabelo.

O óleo de amla é inclusive muito popular na Índia no combate a calvície. Acredita-se que o componente da amla que traz todos esses benefícios é o caroteno, assim como o alto teor de ferro e o potencial antioxidante da amla também contribuem para essa grande capacidade dessa fruta.

A importância da atuação antioxidante da amla é devido principalmente à redução da perda capilar graças a proteção que esses antioxidantes oferecem aos folículos pilosos, impedindo que radicais livres os danifiquem, assim como impedindo o impacto dos hormônios que podem causar perda de cabelo prematura.

A amla combate o diabetes

O Cromo, um componente químico que combate o diabetes está presente na amla. O Cromo estimula certas células do nosso organismo que produzem insulina, reduzindo o açúcar no sangue.

Isto  é fundamental não só para as pessoas que já desenvolveram o diabetes como também para quem ainda não tem diabetes de forma configurada, mas que já possui algum comprometimento no pâncreas e tem o que chamamos de pré-diabetes. Se os níveis de açúcar estão controlados.

A glicose não se acumula e o metabolismo funciona melhor, evitando os picos de açúcar no sangue que são tão perigosos para pacientes diabéticos.

A amla diminui a incidência de doenças cardíacas

A amla fortalece o músculo cardíaco. Melhora a circulação como um todo, já que o Cromo contido nela reduz o colesterol acumulado nas artérias.

Combate graves problemas como o acúmulo de placas de gordura nos vasos e artérias e a arteriosclerose.

Reduz as chances de ocorrer um infarto ou derrame.

A circulação também é incentivada com a criação de novos glóbulos vermelhos, promovida pelo ferro contido na amla.

Melhora o apetite

Uma receita bem simples com amla pode melhorar o apetite em quem tem problemas para se alimentar.

Basta misturar pó de amla com mel e tomar antes das refeições.

A amla ainda regula os índices de nitrogênio, ajudando no ganho de peso de maneira gradual e saudável.