Alimentos proibidos para quem tem dores nas articulações

As dores articulares, ou dores nas articulações são dores que atingem principalmente as dobras do corpo, como os ombros, cotovelos, mãos, pulsos, quadril, joelhos e tornozelos, que são feitas de cartilagem. Essas dores podem ser causadas por diversas causas.

As mais comuns são as artrites reumatóide, um grupo de enfermidades que atacam principalmente os ossos e as cartilagens.

Existem muitos alimentos que ajudam a aliviar as dores nas articulações e até mesmo a tratar as causas dessas dores.

Por outro lado, existem também alimentos nocivos para as articulações, que ao invés de ajudar atrapalham a recuperação dos problemas articulares e fazem as dores piorarem.

Aqui você saberá quais os alimentos a serem evitados por quem tem dores articulares, especialmente as crônicas, assim como boas ideias de como substituir esses alimentos na sua dieta.

Alimentos a serem evitados por quem tem dores articulares

Laticínios

Os produtos a base de leite são ricos em caseína, uma proteína benéfica para a saúde. Contém fósforo, mas que pode causar ou piorar dores articulares.

Segundo o Physicians Committee for Responsible Medicine (Comitê de fisiatras para Medicina Responsável) além de causar dor nas articulações, essa proteína pode ainda provocar irritação no tecido que recobre as articulações.

As gorduras saturadas contidas nos queijos, manteigas e leites também podem fazer mal para as articulações. Portanto, o leite pasteurizado deve ser evitado.

  • Alternativa

O leite de soja, amêndoa ou arroz, para substituir o leite, tofu para substituir o queijo e a margarina a manteiga.

Carne processada e a vermelha

As purinas e os nitratos contidos nas carnes são elementos químicos que aumentam as inflamações.

As carnes do tipo processadas são ainda piores, pois têm ainda mais toxinas, como o Advanced Glycation End Product (AGE), causador de muitas inflamações.

O glycan contido na carne causa inflamação sistemática e aumenta as chances de se desenvolver o câncer.

  • Alternativas

Coma mais verduras, legumes e fibras.

Açúcar refinado e artificial

Esses tipos de açúcar, por propiciarem o aumento dos níveis de AGE no organismo. Aumentam a incidência de inflamações.

A citocina também contida no açúcar refinado é outra substância inflamatória. Estudos indicam que o consumo de refrigerantes, que contém açúcar artificial, aumenta a ocorrência de artrite em mulheres, independentemente de qualquer outro fator.

Portanto se você tem dores articulares, evite o consumo de produtos industrializados como refrigerantes, doces industrializados e suco em garrafas ou longa vida.

  • Alternativa

Consuma outros produtos no lugar do açúcar, como os adoçantes naturais stévia e mel.

Farinha refinada

A farinha e os grãos refinados têm elevado índice glicêmico, desencadeando a produção de AGEs e desta forma,estimulando a inflamação. O consumo regular de produtos a base de trigo ou grãos de cereais pode provocar doenças autoimunes e inflamações crônicas.

  • Alternativa

Utilize produtos integrais, substituindo a farinha de trigo por farinha de coco, arroz etc.