Alimentos para Limpar as Artérias

O nosso sangue é um fluido composto de nutrientes, oxigénio, gás carbónico e células específicas que têm uma infinidade de funções, como transportar nutrientes e resíduos do meio exterior para o corpo e do corpo para o meio exterior.

O coração é o órgão que impulsiona o sangue para todos os tecidos, e faz isso através dos vasos sanguíneos.

As artérias, tema desse artigo, saem do coração, carregadas pelos rins e pulmões de nutrientes e oxigénio, se tornando cada vez mais finas e levando tudo isso para os tecidos do corpo todo com a ajuda de vasos ainda mais finos, os capilares.

Cuidado com as Artérias

As artérias precisam estar limpas e fortes, para transportarem esses componentes importantes e permitir a saúde do nosso organismo como um todo.

As placas de gordura, os coágulos e outros entes estranhos às artérias acabam por muitas vezes se acumulando nelas, trazendo dificuldade de funcionamento das mesmas e diversos problemas de saúde que podem levar até a morte.

Por isso nesse artigo falamos sobre alimentos incríveis capazes de limpar as nossas artérias e evitar todos esses problemas, tornando a nossa saúde muito melhor e consequentemente, ajudando o coração a funcionar sem fazer tanto esforço.

Alimentos que Ajudam a Limpar as Artérias

Peixes de águas profundas

Os peixes de águas profundas são encontrados principalmente em águas oceânicas densas, e por isso também são conhecidos como peixes azuis.

Eles são tão importantes para as artérias porque são ricos em ômega 3, uma gordura natural não produzida por nós e que reduz o colesterol e limpa as artérias.

Alguns desses peixes são: Truta, Cavala, Salmão, Atum, Sardinha entre outros.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é rico em ácidos graxos, que combatem doenças e diminuem o colesterol, que é um vilão no acúmulo de gordura nas artérias.

O azeite protege ainda contra a entrada de bactérias e toxinas no organismo, além de fortalecer o sistema imunológico.

Maçã

A maçã é uma fruta muito saudável e rica em minerais, fibras, vitaminas e antioxidantes que limpam as artérias enquanto diminuem o nosso colesterol.

A maçã é rica ainda em pectina, substância capaz de melhorar a saúde do coração e, portanto de todo o organismo.

Alho

O alho é um tempero que já está a nossa disposição e é muito usado na culinária brasileira, e, além disso, é um incrível antibiótico natural, prevenindo em grande parte as infecções.

Como os problemas das artérias causados pelo seu entupimento são inflamatórios, esse tempero melhora a saúde das mesmas.

Tomate

O tomate é rico vitamina C, fibras e antioxidantes que combatem o processo inflamatório e reduzem o peso, protegendo as artérias e fortalecendo o organismo como um todo.

Partilhar o Artigo :)

Alimentos para Limpar as Artérias