Alimentos que Não Podem Ser Requentados

Na correria do dia a dia a maioria das pessoas gosta de deixar as sobras do jantar ou qualquer outra refeição na geladeira para comer mais tarde, ou por vezes, até mesmo em outro dia.

Isso é prático e simples Não exige que nós voltemos a cozinha para fazer uma nova refeição, necessitando apenas serem requentados.

Certos pratos ficam ainda mais gostosos quando deixamos guardados, alimentando esse costume de forma definitiva.

Porém, certos alimentos não podem ser deixados como sobras para serem comidos depois. Podem acumular micróbios e fungos e apodrecer, assim como perder nutrientes.

Portanto é muito importante saber quais são esses alimentos para evitar a reutilização e que se requente, para evitar problemas de saúde.

Quais os Alimentos que não Podem ser Requentados

Espinafre

O espinafre é um daqueles alimentos que devem ser comidos frescos, de preferência crus. Várias receitas podem ser feitas com o espinafre, como saladas e vitaminas.

Não necessitam de aquecimento para ser reutilizado. Quando o espinafre é submetido ao processo de aquecimento ou reaquecimento, seu teor de nitratos se transforma em nitritos.

Isso pode ser muito prejudicial para a nossa saúde.

Ovos

O ovo é um alimento de fácil preparo e ingestão. Por isso, dificilmente sobra muito para ser requentado.

O ovo perde rapidamente as suas propriedades nutritivas e apodrece em alta velocidade, perdendo o seu sabor, bom odor e textura.

O ovo pode ainda liberar compostos tóxicos para o organismo quando é reaquecido. Todos esses detalhes deixam claro que não é recomendado reaquecer ovos.

Batatas

As batatas são ricas em diversos nutrientes excelentes para a saúde.

Possui propriedades que melhoram a nossa condição em geral, contanto que o seu consumo seja moderado. Já que a batata contém grande quantidade de carboidratos, sendo o seu consumo exagerado responsável pelo aumento de peso.

Porém, se as batatas são requentadas podem perder muito do seu grande valor nutricional, podendo ainda perder o seu sabor natural, tendo este alterado e podendo chegar a liberar compostos que não fazem bem para o organismo.

Beterraba

A beterraba possui compostos antioxidantes importantes para a nossa saúde, assim como outros nutrientes.

Entretanto, a beterraba contém certa quantidade de nitratos, que apesar de não haver nenhuma comprovação científica, podem ser perigosos no caso de serem aquecidos.

A melhor forma de consumir batata é em saladas, sucos e batidas.

Alimentos que Não deve Reaproveitar

Frango

Esse alimento pode ser uma surpresa, já que muita gente come frango requentado. O frango é uma das fontes de proteínas favoritas entre os nutricionistas, pois se preparado sem muitos temperos tem poucas calorias.

O problema do reaquecimento é que quando o frango é resfriado na geladeira a sua composição proteica muda, podendo provocar complicações digestivas no caso dele ser reaquecido.

Para evitar problemas, busque consumir o frango logo após o preparo, mas se você precisar requentá-lo, o faça em fogo baixo.

Partilhar o Artigo :)

Alimentos que Não Podem Ser Requentados