Alimentos para Manter a Visão Saudável

Ultimamente, os problemas de miopia, astigmatismo, hipermetropia, daltonismo entre outros diversos problemas relacionados à visão, estão sendo diagnosticados muito mais frequentemente do que antes. Causando preocupação e dúvidas nos especialistas.

Isso pode ser notado apenas prestando atenção às ruas, pois é possível encontrar facilmente pessoas usando óculos por todos os lados, algo que era mais raro no passado.

Se por um lado, isso se deve as pessoas terem cada vez mais cuidado com a visão. Por outro lado, pode ter outras explicações. A poluição que resseca e inflama os olhos, a luz do sol que está mais intensa, a luz artificial que é usada ao longo do dia e a exposição por longos períodos as telas de celulares e computadores. Tanto por motivos de trabalho, estudo ou entretenimento.

Para proteger os olhos de tudo isso e evitar os problemas de visão, existem alimentos incríveis com a capacidade de proteger a nossa visão de todos esses fatores agressores. Alimentos esses que serão explicados e detalhados por nós, para que você tenha uma ferramenta a mais para se proteger de todo o tipo de problema de visão.

Alimentos que Ajudam a ter uma Visão Saudável

Folhas verdes

As saladas compostas por folhas verdes são excelentes mesmo fora da época de verão.

Isso se deve principalmente a grande utilidade das folhas verde-escuras, como o brócolis, couve e espinafre, de proteger os olhos através de seus antioxidantes, que diminuem a probabilidade de ocorrerem danos provocados pelos radicais livres.

Componentes como a zeaxantina e a luteína, reduzem as chances de ocorrer a grave condição chamada degeneração macular, além da catarata. Esses poderosos antioxidantes previnem ainda o desconforto causado pelo brilho, aumentam o alcance visual e melhoram o contraste.

Peixes

Provavelmente você já sabe que os peixes fazem bem para a visão, apesar de que talvez você não saiba os motivos para isso.

Os peixes são ricos em gorduras super benéficas para a saúde como o ômega 3 e o ômega 6, que possibilitam uma incrível melhora na condição ocular. Essas gorduras estão ainda mais presentes em anchovas, cavala, atum, truta, salmão, sardinha entre outros.

Esse efeito se deve a essas gorduras conterem ácidos graxos, prevenindo contra o olho seco e outros problemas. Essas gorduras presentes nos peixes contêm ainda minerais e vitaminas como a A, C, D e B6 e B12.

O óleo de canola, a linhaça e as castanhas também contêm essas gorduras.

Ovos

Os ovos são ricos em luteína e zeaxantina. Estas são substâncias altamente benéficas para a visão. Além disso, a gema do ovo contém zinco, que também contribui no combate a degeneração macular, prevenindo contra a perda da visão devido a idade.

O que Deve Comer para Proteger os Seus Olhos

Alimentos de cor laranja como a cenoura

Também é sabido que a cenoura faz bem para a visão, e isso não é mito. Porém, outras frutas e legumes de coloração laranja também fazem bem para os nossos olhos.

Isso se deve ao betacaroteno, um antioxidante com o qual se obtém a vitamina A. Esta vitamina protege a retina e outras partes do olho.

A vitamina C, importante para a nossa saúde em geral, também está contida tanto na cenoura, como na abóbora.

Coma bem. Veja bem.