Alimentos que Devem ser Evitados pelos Diabéticos

O diabetes é uma doença caracterizada pela deficiência do pâncreas de produzir a insulina, uma substância responsável por sintetizar a glicose presente no sangue, sendo uma atividade vital.

Quando o pâncreas para de produzir a insulina adequadamente, o sangue vai ficando tóxico e cheio de açúcar, o que pode provocar seriíssimos problemas, como a cegueira, amputações ou até mesmo a morte.

Normalmente, a aplicação de insulina, um tratamento doloroso e incomodo, é aplicada nos pacientes com diabetes descompensada, que é quando o diabetes está fora de controle.

Porém, uma vida ativa e com boa alimentação pode reduzir ou até mesmo excluir esse tipo de tratamento, sendo necessário apenas o controle com o seu endocrinologista.

Para isso é importante saber quais os alimentos proibidos para os diabéticos, que é o que nós forneceremos nesse artigo. Aqui você saberá os alimentos que em sendo evitados, te permitirão uma ótima qualidade de vida, caso você seja diabético.

Que Alimentos os Diabéticos Não Devem Comer?

Pãozinho e farinha branca

Os carboidratos que consumimos se transformam em açúcar dentro do nosso organismo. O pãozinho e farinha branca são ricos em trigo, uma fonte importante de carboidratos, que causam problemas para um organismo com dificuldade de sintetizar a glicose.

Carnes com alto teor de gordura

As carnes pesadas, principalmente as suínas e as bovinas, tem o que chamamos de gorduras saturadas, que aumentam o colesterol e são um veneno para os diabéticos. As carnes de peixes e de aves são mais saudáveis, e também são deliciosas, sendo as mais recomendáveis nesses casos.

Frutos cristalizados e secos

Apesar de os frutos cristalizados e os secos serem ricos em nutrientes e fibras importantes, não são recomendáveis para os diabéticos, pois como são desidratados, têm grande concentração de açúcar, o que é muito prejudicial.

Leite e todo o tipo de laticínios

Os laticínios são muito ricos em gordura, provocando o aumento do colesterol ruim (LDL), estimulando o aparecimento de doenças graves, como a resistência à insulina, que é fatal para quem tem diabetes.

Frituras

Vilãs na maioria dos casos, as frituras não poderiam ficar fora dessa lista, já que são bastante calóricas e gordurosas e levam farinha branca em muitos casos, sendo um alimento totalmente proibitivo para quem possui qualquer doença metabólica.

Bebidas com álcool

O álcool é um veneno que destrói a sociedade e a saúde como um todo, e por ser rico em açúcar e desidratar, é mortal para os diabéticos.

Alimentos processados

Tanto as comidas embutidas como as processadas fazem muito bem para a nossa saúde. Esses alimentos contêm conservantes que são terríveis para os diabéticos, assim como o sódio, que aumenta a pressão arterial, prejudicando a circulação sanguínea já tão comprometida em diabéticos.

Partilhar o Artigo :)

Alimentos que Devem ser Evitados pelos Diabéticos