Alimentos que Desintoxicam o Organismo

A poluição, a comida rápida, a pressa e o estresse vão pouco a pouco contaminando o nosso organismo de toxinas, não só no nosso sangue, como no nosso fígado, rins e sistema nervoso.

As consequências disso são as doenças e os sintomas inerentes da contaminação, como o envelhecimento precoce, problemas intestinais, dores no corpo, mau humor, ansiedade entre outros.

Infelizmente, as pessoas acabam mascarando esses sintomas tomando remédios que atacam apenas os sintomas, o que é outra característica negativa da atualidade.

Porém, esse comportamento só vai protelando as consequências mais graves que podem acontecer na velhice, como o diabetes, problemas cardíacos, cirrose e falência nos rins.

A melhor forma de combater o problema nas causas e não nas consequências é através de uma alimentação mais saudável, e é aí que entram os alimentos detox, ou desintoxicantes, que limpam o nosso organismo, protegendo contra todos esses problemas.

Nesse artigo esses alimentos são destacados, para que você se consciencialize e comece imediatamente a aumentar o consumo desses alimentos, antes que os resultados mais negativos desses maus hábitos advenham.

Alimentos que Ajudam a Desintoxicar o Corpo

Arroz integral

O arroz integral é rico em fibras do tipo insolúveis, que limpam o intestino, atuando como um poderoso laxante natural.

Os especialistas recomendam o consumo diário de fibras insolúveis, que pode ser atingido com a ingestão de 20 a 35 gramas por dia, atendendo as necessidades orgânicas.

Gengibre

O gengibre é excelente para tratar problemas no trato intestinal, tais como as incômodas dores abdominais e as náuseas.

Além disso, o gengibre melhora o funcionamento intestinal como um todo, principalmente no que tange ao esvaziamento gástrico. A recomendação diária para o consumo de gengibre é de entre 2 a 4 gramas ao dia.

Ameixa

A ameixa é muito recomendável, principalmente na produção de sobremesas, devido, sobretudo a sua grande quantidade de fibras, sendo ainda um ótimo laxante natural.

As substâncias presentes na ameixa responsáveis por isso são os fenóis (ácido neoclorogênico e ácido clorogênico), que são incríveis antioxidantes, ajudando no bom funcionamento das células de todo o nosso corpo.

Chá vermelho

O chá vermelho tem a capacidade de acelerar o metabolismo hepático, ou seja, o metabolismo do fígado, permitindo dessa forma a redução do colesterol e facilitando a digestão.

Recomenda-se que se consuma 500 ml por dia (4 a 5 xícaras), sendo o consumo contraindicado tanto no período de gestação, no período de lactação, para pacientes hipertensos, com úlcera gástrica e diabetes.

Brócolis

Esse vegetal é uma ótima opção para quem quer limpar o organismo, pois é rico em fibras e apresenta ainda substâncias importantes como os flavonoides, carotenoides, sulforafano e os isotiocianatos.

Esses componentes atuam no nosso organismo como antioxidante, assim como na eliminação de substancias tóxicas.