Alimentos que combatem a depressão  

A depressão é um problema psicológico muito disseminado e presente na sociedade moderna, com terríveis implicações na qualidade de vida não só das pessoas acometidas dessa doença, como dos familiares e pessoas que estão à volta do doente.

Existem duas vertentes mais empregadas no que tange ao tratamento da depressão, as sessões psicoterápicas e o tratamento farmacológico.

Porém, existe uma gama gigantesca de alimentos capazes de causar uma reviravolta no estado anímico do paciente, reduzindo sobremaneira a necessidade da utilização de medicamentos ansiolíticos.

Nesse artigo você saberá quais são esses alimentos e o porquê deles ajudarem no combate a depressão.

Alimentos que ajudam a tratar a Depressão

Iogurte e leite desnatado

Esses dois alimentos possuem grande quantidade de cálcio, mineral capaz de reduzir a tensão e os episódios depressivos.

O cálcio especificamente combate a irritabilidade e o nervosismo, participando também das contrações musculares, transmissão de impulsos nervosos e ainda regularizando a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Para atender a necessidade diária de cálcio a dose recomendada é de duas a três porções diárias de iogurte desnatado ou leite desnatado.

Canela

A canela é uma especiaria bastante usada em sobremesas, sendo também um forte agente controlador do açúcar no sangue, e como os níveis de açúcar podem interferir no humor, a canela combate a depressão.

Banana

A deliciosa e nutritiva banana, além dos já conhecidos benefícios para os músculos e para a saúde em geral, também ajuda a prevenir a depressão, devido a sua elevada concentração de potássio e magnésio, dois minerais que têm o potencial de reduzir os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse.

Mel

O mel, além de muito saboroso, estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de satisfação e bem-estar. Para tirar do mel este incrível benefício, você vai precisar consumir duas colheres pequenas deste alimento todos os dias.

Ovo

O ovo contém duas vitaminas importantes do complexo B chamadas niacina e tiamina, que fazem o nosso humor melhorar.

Um ovo ao dia deve ser o suficiente para manter bons níveis dessas vitaminas no organismo, até porque o ovo tem muito colesterol, não sendo recomendado para quem tem problemas de regulação de colesterol no organismo.

Peixes azuis

Os peixes chamados peixes azuis são ricos em proteína e ácidos graxos como o EPA, que causa depressão quando está em falta no organismo.

O nosso corpo não produz esse nutriente de forma natural. Quando temos esse ácido graxo em boa quantidade no organismo, temos menos episódios de transtornos do sono, ansiedade e tristeza.

Aqui vai uma lista de algumas espécies de peixes azuis, que são:

  • O salmão
  • O atum
  • A anchova
  • A sardinha
  • A cavalinha.