Alimentos que combatem o câncer

O câncer é uma doença que pode atacar todas as partes do corpo e que atua com diferentes intensidades, que é muito mortal, mesmo os cânceres menos agressivos causam sequelas e prejudicam a qualidade de vida do paciente.

O câncer, na maioria dos casos, se caracteriza por estruturas nocivas chamadas tumores, que surgem de células irregulares que se agrupam em um determinado tecido.

Começam a se multiplicar e se alimentar do tecido saudável, até que este tumor fique tão grande que começa a se espalhar por outras partes do corpo, o que pode se chamar de metástase.

Porém, a medicina busca tratar e curar cada um desses cânceres com quimioterapia, radioterapia, drogas e cirurgias.

Entretanto, como muitas variações de câncer não têm ainda cura. É óbvio supor que muitos deles têm a origem ainda desconhecida.

Alimentos que combatem o câncer

A maioria dos especialistas indica que uma vida desregrada pode provocar o câncer. Assim como uma vida saudável pode prevenir contra o mesmo.

Um dos fatores preponderantes de uma vida saudável é uma boa e balanceada alimentação. Esta é uma boa forma de impedir o desenvolvimento de câncer.

Nesse artigo, destacaremos os alimentos que ajudam a prevenir o câncer e a ter uma vida mais saudável, evitando todo o sofrimento e os riscos inerentes dessa terrível doença.

Castanha-do-Pará

A castanha-do-Pará é muito rica em selênio, um mineral necessário para fazer com que a tireoide funcione corretamente. P

ermite que o fígado segregue as suas enzimas tão importantes. Além disso, a castanha ainda combate os radicais livres que podem causar o câncer.

Uma castanha-do-Pará por dia já é o suficiente para fornecer todas as necessidades de selênio no organismo.

Esta é a melhor forma de consumir o selênio em forma de suplemento, já que quando consumimos um alimento, a sua absorção é mais rápida.

Espinafre

Os carotenoides, a vitamina E e o ácido fólico presentes no espinafre são grandes preventivos para o câncer.

A vitamina E reduz o ritmo de crescimento de diversos tumores e fortifica o sistema imunológico.

Essa vitamina previne ainda contra úlceras, alergias e hipertensão.

O ácido fólico, por sua vez, ajuda na fabricação de hemácias e a manter as células jovens e saudáveis impedindo as alterações que levam a gênese de tumores.

Goiaba

A goiaba vermelha é rica em carotenoides altamente benéficos contra o câncer. Os carotenoides ajudam a impedir o surgimento de câncer de próstata, pele e mama.

O licopeno é o principal carotenoide da goiaba. Já a vitamina C é considerada uma das vitaminas com maior capacidade de combater o câncer.

A goiaba, inclusive, contém muito mais vitamina C do que a laranja. 100 gramas de laranja tem em média 60 mg de vitamina C, a mesma quantidade de goiaba pode chegar a 330 mg.

Uva

A casca tanto da uva como de outras frutas na cor roxa e vermelho-escuro, é rica em resveratrol, um componente que impede o surgimento de diversos tumores.

O resveratrol pode até mesmo ser utilizado junto com a quimioterapia para matar células cancerosas.