Alcalose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Esse nosso mundo moderno nos expõe a muitas coisas novas, inclusive, infelizmente, a coisas ruins como novas doenças, que nem pensávamos que existiam.

Nesse artigo te traremos todos os mais importantes e novos detalhes a respeito da alcalose e tudo o que pode ser feito para não só tratar, como se possível prevenir essa doença.

Não é um problema muito comum ou muito conhecido, fique a conhecer todos os pormenores.

O que é alcalose?

A alcalose ocorre quando o PH do corpo fica muito alcalino, algo como superior a 7,45. Isso acontece quando as bases ou compostos alcalinos estão acumulados em grande quantidade no sangue. Essa condição é inversa a outra que ocorre chamada acidose, que é quando os fluídos corpóreos ficam muito ácidos.

Quais os principais tipos de alcalose?

Existem diferentes variações de alcalose, e essas variações dependem, muito da área atingida por esse desequilíbrio. Os principais tipos de alcalose são:

Alcalose respiratória;

Alcalose hipoclorêmica;

Alcalose hipocalêmica;

Alcalose compensada;

Alcalose metabólica.

Quais as principais causas da alcalose?

Cada variação da alcalose tem a sua variação especifica.

A alcalose respiratória ocorre devido a um baixo nível de dióxido de carbono (CO2) no sangue. A hiperventilação costuma causar esse tipo de baixa no dióxido de carbono, isso por causa de alguma dor ou até mesmo por um pico de ansiedade.

A  Alcalose hipoclorêmica resulta da perda de cloretos, importantes compostos químicos que são perdidos durante vômitos, principalmente.

A Alcalose hipocalêmica é uma espécie de reação dos rins ocorrida quando o corpo apresenta uma forte baixa de potássio.

A Alcalose compensada se configura quando há uma forte elevação, tanto dos patamares de compostos ácidos e básicos. Isso ocorre ao mesmo tempo na alcalose compensada.

A alcalose metabólica é provocada pela elevação dos níveis de bicarbonato (uma base), no nosso sangue. Essa condição causa na maioria dos casos a perda de compostos ácidos no organismo.

Por fim, problemas renais podem causar alcalose quando os rins eliminam mais substâncias ácidas.

Quais os principais sintomas de alcalose?

Os sintomas iniciais da alcalose são: Sensação de torpor

Espasmos musculares prolongados

Tremor nas mãos

Contração muscular

Náuseas.

Caso a alcalose evolua negativamente e se agrave, os sintomas são:

Tonturas

Dificuldade para respirar

Confusão.

Qual o tratamento para a alcalose?

O tratamento será de acordo com a origem do problema.

Na alcalose respiratória, normalmente o tratamento consiste em uma redução da velocidade da respiração.

Em relação à alcalose metabólica o tratamento está apoiado na reposição de água e também dos eletrólitos do sódio e do potássio, além é claro do tratamento específico da causa deste desequilíbrio.

Se o quadro de alcalose metabólica se agrave, o procedimento pode até mesmo ser a injeção por via venosa de ácido diluído.