8+ Benefícios do Chá Mate para a Saúde

Os chás são bebidas muito antigas que são consumidas e fazem parte da cultura de muitos povos a milhares de anos.

Nesse contexto os chás não só fazem parte do consumo, dos costumes como até mesmo das cerimônias desses povos, além de serem usados inclusive com objetivos medicinais, com utilização homeopática, tratando de muitos problemas que ainda não tinham uma cura essencialmente científica.

O ocidente vem redescobrindo cada vez mais o incrível poder medicinal dos chás, sendo eles muito valorizados atualmente.

Nesse contexto, o chá mate, muito popular principalmente no sul do Brasil e em toda América Latina, está se popularizando de forma crescente no país todo, pois as pessoas estão descobrindo todos os seus benefícios impressionantes.

Para que você também descubra esses benefícios falaremos deles com um ótimo e explicativo detalhamento, para que você saiba se o chá mate é o que você mais precisa nesse momento.

Benefícios do Chá Mate

O chá mate reduz os níveis de colesterol

O chá mate é capaz, segundo estudos diversos, de reduzir o colesterol ruim, chamado LDL, que pode causar diversos problemas, como o infarto, já que se acumula nas artérias, prejudicando a circulação natural do sangue.

Além disso, o chá mate aumenta ainda os patamares do bom colesterol, HDL, que ao invés de prejudicar, ajuda a fortalecer a função cardíaca.

Combate o envelhecimento

O chá mate, é rico em polifenóis, nutrientes capazes de combater os perigosos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento acelerado dos tecidos, resultando no envelhecimento precoce.

Portanto, o chá mate previne o envelhecimento precoce, te ajudando a conseguir uma vida mais longa e saudável.

O chá mate é um excelente estimulante físico

Além do óbvio benefício na parte da hidratação, que por si só já é excelente para quem pratica exercícios físicos, o chá mate estimula os músculos e os nervos, combatendo a fadiga muscular e dando energia para a prática de todas as séries.

Reduz o apetite

O chá mate ajuda bastante quem quer melhorar os níveis de saciedade, pois como ele reduz a velocidade da digestão, permite que o nosso cérebro interprete que nós temos mais comida no estômago do que nós realmente temos, impedindo que tenhamos muita fome.

Porque Devemos Beber Chá de Mate

Acelera o metabolismo

O chá mate tem efeito termogênico, ou seja, faz o nosso metabolismo ficar mais rápido, aumentando assim a nossa queima calórica, o que ajuda sobremaneira na perda de peso.

O chá mate é diurético

Esse efeito é comum de muitos chás, pois o chá mate assim como muitos outros ajuda na eliminação de toxinas do organismo, reduzindo o inchaço e muitos outros problemas trazidos pela má diurese, como a prisão de ventre.

Combate a esteatose hepática

A esteatose hepática é o acúmulo de gordura no fígado, que é algo grave que pode causar até mesmo a cirrose, sendo necessário um transplante de fígado. O chá mate auxilia na oxidação dessa gordura, ajudando no tratamento.

Combate o diabetes

O chá mate reduz a glicose presente no sangue, prevenindo o desgaste do pâncreas e consequentemente, o diabetes. Porém, para que o chá mate faça esse efeito, ele precisa ser consumido regularmente.

Partilhar o Artigo :)

8+ Benefícios do Chá Mate para a Saúde