6 Benefícios Fantásticos da Azeitona

A azeitona é o fruto da oliveira. Uma árvore super tradicional na Europa, mas precisamente em Portugal, tendo originado até mesmo o sobrenome homónimo, muito comum em Portugal e no Brasil.

Quando esse fruto está in natura apresenta um gosto muito amargo, passando por tratamentos para ficar com aquele sabor salgado e mais suave que todos nós apreciamos.

No Brasil as variedades mais conhecidas são a preta e a verde, mas existem cinco ao todo a disposição no nosso país.

O que você talvez ainda não tenha prestado atenção é que além de servir como matéria-prima do azeite e ser utilizada em diversos pratos na culinária brasileira, portuguesa e de diversas partes do mundo.

A azeitona é um fruto com um grande número de incríveis aplicações medicinais, garantindo uma melhor saúde para quem a consome e combatendo várias doenças. Nós te apresentamos esses maravilhosos benefícios, para que você tenha definitivamente a ciência do que a azeitona pode nos proporcionar de positivo.

Quais os Benefícios da Azeitona para a Nossa Saúde

Reduz a incidência de doenças neurológicas

Na azeitona é encontrada uma substância importante chamada oleuropeína, que tem a propriedade de impedir o fácil desenvolvimento de uma proteína denominada beta-amiloide.

Quando essa proteína está descompensada, ou seja, em excesso no organismo, compromete o bom funcionamento do cérebro e pode provocar o aparecimento de Alzheimer e outros problemas.

A azeitona melhora o funcionamento intestinal

A azeitona é rica em vitamina E, que é um poderoso nutriente e que auxiliado por outras substâncias como a gordura monoinsaturada da azeitona, além das fibras, é capaz de melhorar o funcionamento intestinal. Assim como proporcionar uma forte proteção contra doenças que costumam atacar esse órgão, como o câncer de cólon.

Combate problemas cardiovasculares

Existem diversos problemas circulatórios causados pela obstrução dos grandes vasos sanguíneos, devido ao excesso de toxinas e corpos nocivos no sangue.

A azeitona limpa e afina o sangue, permitindo uma melhor e mais fluída circulação, impedindo a formação de coágulo e o enfraquecimento das paredes dos vasos.

Combate a artrite

Como a artrite é causada por inflamações.

Substâncias contidas na azeitona como o oleocanthal e a oleoropeína são incríveis antiinflamatórias, atuando contra todas as doenças do tipo, como a artrite, que inflama as articulações.

Hidrata a pele

A vitamina E tem entre suas características a hidratação da pele. Além disso, a azeitona contém antioxidantes, que renovam a pele, reduzindo a incidência do envelhecimento precoce, e o ácido oléico, que tem a capacidade de tornar a pele bem mais macia.

Ajuda a emagrecer

A azeitona é rica em gordura saudável, que desentope as artérias e diminui o acúmulo de gordura abdominal. Além das fibras, que aumentam a saciedade e melhoram a função digestiva e diurética.

Partilhar o Artigo :)

6 Benefícios Fantásticos da Azeitona