6+ Benefícios da Goiaba para a Saúde

A goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, originária da América tropical. Cresce principalmente no Brasil e nas Antilhas.

A fruta goiaba é extremamente deliciosa e bastante popular também na Ásia. Além de ser uma fruta saborosa que não precisa nem mesmo ser descascada para o consumo, a goiaba tem ainda muitas propriedades que contribuem com a nossa saúde.

Nesse artigo, você será informado de forma definitiva de toda a importância nutritiva e medicinal da goiaba.

Benefícios da Goiaba

A goiaba ajuda a perder peso

A goiaba contém minerais e vitaminas que ajudam o organismo a funcionar bem e ajuda também a queimar calorias.

Além disso, a goiaba possui grande quantidade de fibras, o que permite um aumento da saciedade e consequentemente, uma redução da ingestão alimentar e retarda a absorção de carboidratos, evitando picos de glicemia que favorecem o acúmulo de gordura.

Substituir uma refeição gordurosa por uma porção de goiaba pode contribuir muito com a sua perda de peso.

A goiaba combate o câncer

A goiaba é repleta de nutrientes como a quercetina, a vitamina C, o licopeno e os polifenóis.

Esses nutrientes têm forte ação antioxidante que tornam a goiaba uma incrível arma contra diversos tipos de câncer, como o pulmonar, o de próstata, de mama, de pele, de cólon etc.

Melhora o sistema imunológico

A quantidade de vitamina C presente na goiaba é impressionante. Possuiu cerca de 4 vezes mais que a laranja, reforçando intensamente o sistema imunológico.

Prevenindo contra infecções, gripes e resfriados de todos os tipos.

Goiaba e a nossa Saúde

A goiaba faz bem para diabéticos

A goiaba conta com um baixo índice glicêmico e grande quantidade de fibras que contribuem para impedir a ocorrência de picos de glicose e consequentemente, insulina no organismo, ajudando os pacientes que sofrem de diabetes a controlar esses fatores tão importantes para quem possui essa grave doença crônica.

Além disso, a goiaba está relacionada a prevenção do diabetes tipo 2, aquela que ataca pessoas com mais de 50 anos.

A goiaba melhora a saúde ocular

A goiaba é uma importante parceira da saúde ocular, pois essa fruta é rica em vitamina A. Uma goiaba contém 20 % das recomendações diárias dessa vitamina.

A vitamina A é fundamental para saúde dos olhos, pois previne a degeneração macular, um grave problema que leva a cegueira, além de prevenir também contra a cegueira noturna, a catarata e outros problemas.

A goiaba fortalece o sistema cardiovascular

A goiaba contém grande quantidade de potássio, um nutriente importante para a saúde cardíaca. Com isso a goiaba consegue equilibrar o potássio e o sódio no organismo, ajudando a baixar a pressão arterial, os triglicérides e colesterol ruim (LDL).

A goiaba ainda aumenta os níveis de colesterol bom (HDL), prevenindo contra diversos problemas cardiovasculares em que esses poderiam ser possíveis fatores de risco.