6 Alimentos com mais Cálcio do que o Leite

O cálcio é um dos minerais mais importantes para a nossa saúde. O cálcio é fundamental para diversos processos em nosso organismo, como o controle do peso, o controle e redução da pressão arterial, a coagulação do sangue, na contração muscular e naquele que é a sua função mais conhecida, e de construção, manutenção e recuperação de ossos, cartilagens e dentes.

Também faz parte do senso comum relacionar o consumo de leite e de todos os seus laticínios a manutenção de bons níveis de cálcio no organismo.

Todavia, cada vez mais pessoas vêm tendo restrições ao consumo de leite, como alergia a proteína do leite, intolerância a lactose, entre outros problemas, como o controle do peso.

A maioria dos laticínios não são exatamente grandes aliados da perda de peso. Isso seria um problema difícil de resolver se não existissem não só muitos outros alimentos ricos em cálcio, mas até alguns com maior teor desse mineral tão importante do que o próprio leite e seus derivados.

Agora você que tem alguma restrição a laticínios pode ficar tranquilo, pois daremos uma lista completa e detalhada desses alimentos alternativos riquíssimos em cálcio.

Alimentos Ricos em Cálcio

Agrião

O agrião contém em uma porção de 100 gramas desse grão um total de 234 mg de cálcio, sendo ainda um ótimo remédio contra a gripe.

O agrião é muito consumido em milkshakes, mas pode ser inserido em uma série de receitas.

Grão-de-bico

Uma porção de grão de bico possui 120 mg de cálcio, sendo muito empregado em alimentos como curry vegano, hambúrguer de grão-de-bico, queijo vegano e outros pratos, sendo delicioso e saudável, além de repor as nossas reservas de cálcio.

Farelo de trigo

Além de conter 436 mg de cálcio por porção de 100 gramas, tendo como benefício ainda a aceleração do metabolismo, sendo matéria prima do pão integral e outros produtos leves e saudáveis.

Peixes

Os peixes em geral são riquíssimos em cálcio, muito mais do que o leite. Com 4500 mg de cálcio por quilo de peixe.

Além disso, o peixe é fundamental para saúde do cérebro e a saúde geral, devido as suas gorduras do grupo ômega e seus ácidos graxos.

Faça seus pratos com peixe de preferência com azeite de oliva ou extra virgem, que são mais saudáveis do que o óleo, por exemplo, que é muito rico em gordura.

Feijão seco

O feijão seco é rico não apenas em ferro, mas também em cálcio, com 197 mg de cálcio por cada 100 gramas dessa variedade de feijão, que normalmente é consumido em companhia do arroz, sendo delicioso e nutritivo, sendo bom apenas evitar consumir perto da hora de dormir.

Ovos

Já passou o tempo em que os ovos eram considerados vilões da alimentação, pois hoje o seu valor nutricional é levado em consideração, sendo a melhor opção consumir os ovos cozidos, principalmente para quem está de dieta.

Cada porção de 100 gramas de ovo contém 136 mg de cálcio.

Partilhar o Artigo :)

6 Alimentos com mais Cálcio do que o Leite