5 Razões para Comer Beterraba

A beterraba é uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas, por Cronquist, ou das Amarantáceas, pela APG. Nome derivado do substantivo francês betterave (sendo bette a acelga, e rave nabo). O colo tuberizado da beterraba é muito utilizado na culinária e na fabricação de açúcar e etanol na Europa.

A beterraba, diferente do que parece, não é uma raiz e o seu órgão de reserva é o caule.

A beterraba tem muitos outros benefícios para a saúde que você nem sequer imagina e este artigo esclarece quais são esses benefícios importantíssimos que essa planta pode nos trazer se usada adequadamente.

Benefícios da Beterraba para a Saúde

A beterraba melhora a saúde do cérebro

A beterraba ajuda a aumentar o fluxo de sangue para o cérebro. A beterraba é ainda rica em antioxidantes que são muito benéficos para saúde do nosso cérebro e são capazes de reduzir a incidência do mal de Alzheimer. Beber regularmente suco de beterraba pode ajudar muito a melhorar a sua memória.

A beterraba ajuda a controlar a pressão arterial

O consumo regular da beterraba pode beneficiar bastante as pessoas com pressão alta. O nitrato contido na beterraba é o maior responsável por isso devido as propriedade dos nitratos de se converterem em nitritos no organismo, o que expande as artérias, aliviando a pressão. A beterraba reduz também as chances de haverem episódios de acidente vascular cerebral.

A beterraba melhora a resistência física

Beber suco de beterraba ou mesmo comê-la cozida antes dos exercícios físicos melhora o seu desempenho em tais atividades, bem como a sua resistência cardiovascular. Isso acontece por causa da redução de consumo de oxigênio pelos seus músculos. Como o oxigênio vai durar mais, os seus músculos levarão mais tempo para apresentar exaustão e como o exercício vai durar mais, a tendência é a de que os resultados obtidos também sejam melhores.

Reduz o mau colesterol

O colesterol ruim, ou lipoproteína de baixa densidade (LDL), causa graves problemas de saúde principalmente devido ao acúmulo de gordura nas artérias, o que pode em longo prazo provocar o infarto. A beterraba tem flavonoides e carotenoides que impedem o aumento e até mesmo reduzem o mau colesterol no organismo.

A beterraba combate a anemia

A beterraba é uma incrível fonte de ferro, mineral fundamental na síntese de glóbulos vermelhos pelo organismo. A beterraba, além de conter o ferro, ajuda ainda na absorção do mesmo quando este vem de outras fontes. Quanto mais ferro, mais células vermelhas e quanto mais células vermelhas, mais oxigênio sendo transportado pelo nosso sangue através de todo o nosso corpo, permitindo um funcionamento melhor do organismo em geral.

Partilhar o Artigo :)

5 Razões para Comer Beterraba