5+ Principais Sintomas de Intolerância ao Glúten

Cada vez mais cientistas estão pesquisando maneiras de ajudar as pessoas a se alimentarem melhor e perderem peso mais rapidamente e de forma mais saudável.

Para isso eles pesquisam quais os produtos e componentes que causam o ganho de peso, além de impedir a perda do mesmo.

Nesse contexto o glúten acabou se tornando um grande vilão nas dietas em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Porém colocar o glúten simplesmente como vilão é um erro, assim como a maioria dos exageros.

No entanto existem pessoas que realmente não podem consumir glúten, e essas pessoas são as que têm intolerância ou alergia ao glúten.

É para essas pessoas que temem ter esse problema é que se dedica nosso trabalho, pois traremos os principais sintomas para que quem tenha intolerância ao glúten possa descobrir o mais urgente possível e suspender o consumo dessa proteína em imediato.

Sintomas de Intolerância ao Glúten

Desconforto abdominal

Se a pessoa tem intolerância ao glúten, após a ingestão de alimentos que contém o glúten, que são os alimentos como centeio, cevada e trigo, principalmente, a pessoa pode sofrer com um excesso de acúmulo de gases, diarreia, prisão de ventre ou barriga inchada.

Além de tudo isso, as células intestinais são danificadas, causando dificuldades na absorção de vitaminas e minerais pelo mesmo.

Mudanças de humor

Os problemas intestinais acabam causando consequências indiretas, como mudanças de humor, principalmente após as refeições, tristeza, irritabilidade e ansiedade.

Com as mudanças de humor vem um cansaço intenso, mesmo que a pessoa não tenha feito atividades para tal e que a noite de sono tenha sido boa, pois o organismo está se desgastando para combater a inflamação intestinal, provocando baixos níveis de stamina.

Enxaqueca persistente

Normalmente de 30 a 60 minutos após as refeições, podendo ser acompanhada de dor na área dos olhos e visão embaçada.

Para não confundir essa com a enxaqueca normal, saiba que o mais comum é ter enxaqueca depois de consumir álcool ou café, enquanto que a enxaqueca causada por intolerância ao glúten ocorre após refeições ricas em farinha de trigo.

Tontura

A ingestão de glúten pode ocasionar tonturas, desorientação e confusão mental.

A tontura causada pela intolerância ao glúten ocorre mesmo quando a pessoa está bem alimentada e descansada, não tendo relação direta com o excesso de atividade física ou alterações na pressão arterial.

Dores musculares

O consumo de glúten por quem tem intolerância pode provocar dores musculares, tendinites e artrites. Isso se chama fibromialgia.

Podem ocorrer ainda inchaços nas articulações dos dedos, dos joelhos e do quadril.

Para saber se esses sintomas realmente tem a ver com glúten, tire da sua dieta o centeio, a cevada e o trigo, para ver se os sintomas cessam.

Partilhar o Artigo :)

5+ Principais Sintomas de Intolerância ao Glúten