5 Doenças Causadas pela Falta de Vitamina D

As vitaminas são nutrientes responsáveis pelo equilíbrio das funções orgânicas do nosso organismo. Ajudando a controlar as atividades fundamentais que ocorrem dentro das células, como a produção de energia, controle dos órgãos e tecidos, circulação etc.

Quando alguma vitamina importante está em falta no nosso organismo, ou porque não consumimos os alimentos suficientemente ricos nessas vitaminas, ou porque por algum motivo o nosso organismo tem dificuldade de fixar essas vitaminas. Começam a acontecer desequilíbrios em algumas dessas atividades fundamentais do nosso organismo, o que acaba provocando deficiências e doenças.

A vitamina D é uma das mais importantes. Atuando na pele, ossos e em muitos outros tecidos importantes do nosso corpo. A carência prolongada dessa vitamina causa seriíssimos problemas de saúde.

Problemas esses que serão agora desvendados e explicitados, para que caso você não esteja consumindo vitamina D suficiente, mude os seus hábitos, e caso você consuma uma boa quantidade de vitamina D, mas mesmo assim tenha alguma dessas doenças, procure um médico imediatamente para descobrir o que está acontecendo.

Doenças Causadas pela Carência de Vitamina D

Problemas mentais

Você pode estar surpreendido, mas a falta de vitamina D pode fazer mal até ao nosso cérebro. Isso se deve a tristeza e a redução das enzimas cerebrais despertadas pela falta da exposição ao sol.

Até por isso existe a chamada depressão sazonal de inverno, pois quando temos menos melatonina, que é responsável por diversos sentimentos importantes, podemos desenvolver graves problemas mentais, como por exemplo, a esquizofrenia.

Obesidade

Como a vitamina D é solúvel em gordura, as pessoas obesas precisam de mais vitamina D. Portanto, se a pessoa que é obesa consumir uma quantidade normal dessa vitamina, pode ter problemas.

Diabetes

Estudos comprovam que a carência de vitamina D pode, se não causar, ao menos agravar o diabetes tipo 2, já que a produção de insulina pelo pâncreas pode ser reduzida. Estudos reveladores demonstraram que até mesmo o diabetes tipo 1, que pelo consenso dos especialistas é hereditário e não pode ser evitado, tem a sua incidência reduzida em bebês que recebem suplementação de vitamina D em até 80%.

Osteoporose

A vitamina D é fundamental na absorção do cálcio pelo organismo, atuando na sua fixação. Quando estamos carentes de vitamina D, os nossos ossos ficam fracos e mais quebráveis, aumentando a possibilidade do surgimento da osteoporose, uma grave doença, onde os ossos ficam esponjosos e bem fracos. A falta de cálcio na infância, pode ainda causar o raquitismo.

Pressão alta

A vitamina D também é importante na circulação sanguínea, ajudando o sangue a fluir de forma natural e automática. A falta dessa vitamina pode fazer com que a circulação seja prejudicada, findando com o aumento da pressão arterial, responsável por infartos, derrames e outros graves problemas de saúde.

Partilhar o Artigo :)

5 Doenças Causadas pela Falta de Vitamina D