5 Benefícios do Yoga para o Corpo e Mente

Os exercícios e técnicas milenares para trazer tranquilidade e saúde estão cada vez mais fazendo parte do cotidiano ocidental. Devido à globalização e ao estresse, que faz com que as pessoas busquem maneiras de aliviar esse estresse, para impedir coisas piores, como infartos, pressão alta e outros problemas que o estresse acarreta ou piora. Existem muitas dessas técnicas, e uma das mais populares é o yoga.

O yoga é uma modalidade de alongamentos e exercícios posicionais que vem fazendo tremendo sucesso, entre homens e principalmente mulheres ao redor do mundo.

Essas técnicas posicionais e de alongamento trazem uma série de benefícios incríveis e que melhoram a saúde de pessoas de todas as idades, em todo o planeta.

Nesse artigo, trazemos quais são os principais benefícios do yoga, para que você finalmente deixe essa incrível modalidade fazer parte integrante da sua vida.

Benefícios do Yoga

Promove o emagrecimento

Como o yoga é um exercício físico, promove a queima de muitas calorias, e, portanto, o emagrecimento. Outra forma que o yoga atua na perda de peso é na redução da ansiedade. Isso traz uma forte redução no apetite, e que também faz perder peso. Se esse é o seu principal objetivo, escolha as modalidades mais intensas de yoga.

Controla a pressão e o ritmo cardíaco

O yoga possibilita um melhor controle sobre o coração e os pulmões, devido aos exercícios de respiração que atuam na expansão pulmonar. O yoga regula o sistema nervoso e a circulação. Além disso, o yoga melhora a pressão arterial, totalmente influenciada pela circulação, melhorando ainda o funcionamento do sistema endócrino, que é responsável pelos hormônios.

Melhora o sono

O yoga é uma atividade relaxante, permitindo assim uma melhor qualidade e perenidade do sono. O yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio responsável pelo nosso sono. Uma melhor noite de sono vai permitir mais energia para o seu dia a dia.

Yoga Ajuda a Combater as Dores no Corpo

A pessoa que pratica yoga passa a ter maior consciência corporal, fazendo com que se melhore a postura, o andar, a forma como se senta, e a pessoa consegue perceber melhor quando uma tensão muscular está ocorrendo. Os exercícios em si também aumentam a flexibilidade dos músculos, reduzindo os episódios de mau jeito, e ajudam a liberar tensões, sendo excelentes no combate as dores musculares e até ósseas, que muitas vezes são causadas por problemas de postura.

Diminui o estresse

O yoga faz o praticante esquecer-se dos problemas, se concentrando no próprio corpo e nos movimentos coordenados. Isso traz uma grande sensação de paz e equilíbrio, combatendo até a depressão, pois permite maior otimismo e menor irritabilidade.

 

Partilhar o Artigo :)

5 Benefícios do Yoga para o Corpo e Mente