5+ Benefícios do Limão para a Saúde

O limão, apesar de seu sabor forte e ácido, não deixa de ser uma fruta deliciosa com a qual se pode fazer limonada, sucos, compotas, doces, sorvetes, bolachas entre outros.

O limão faz muito bem para a saúde, tendo vários componentes que podem tratar de diversos problemas de saúde que você nem sequer imagina.

Nesse artigo esses incríveis benefícios serão explicados e detalhados, para que você conheça melhor o limão e todas as suas propriedades terapêuticas.

Quais os Benefícios do Limão para a Saúde

O limão reduz o risco de desenvolver câncer no esôfago

O limão, tal como outras frutas cítricas, contém elevados níveis de flavonas. As flavonas quando consumidas em quantidades adequadas podem possibilitar uma sensível redução nas possibilidades de se desenvolver o câncer de esôfago.

Ajuda a controlar o peso

A casca do limão, mais especificamente, possui os chamados polifenóis, compostos que previnem a obesidade graças a redução da ingestão exagerada de alimentos, reduzindo também a resistência a insulina e a hiperglicemia. O próprio limão é rico em uma fibra chamada pectina. Este é capaz de aumentar os patamares de saciedade, reduzindo o consumo de comida.

O Limão e a nossa Saúde

Fortifica o sistema imunológico

O limão é uma das frutas mais ricas em vitamina C. Isso é um dos motivos de seu forte sabor. Essa vitamina combate intensamente qualquer tipo de constipação. O limão é ainda rico em potássio, que é muito benéfico para o cérebro e o sistema nervoso como um todo, assim como ajuda a controlar a pressão arterial. O ácido ascórbico, responsável em grande pela acidez do limão, previne contra as inflamações e contra problemas respiratórios graves, como a asma. Aumenta a absorção de ferro pelo organismo, melhorando a oxigenação do sangue. As saponinas contidas no limão também combatem as constipações e as gripes, além de terem atuação antimicrobiana.

Trata infecções na garganta

Além de combater as causas das inflamações, o limão também combate os efeitos dos problemas inflamatórios na garganta, como a dor e a amigdalite. Pois o limão combate as bactérias causadoras desses problemas. Para dor de garganta, dilua o suco de meio limão com metade de água e faça gargarejos com certa frequência. As dores vão passar rapidamente.

O limão ajuda na digestão

O sumo do limão elimina matérias e toxinas que são bastante indesejáveis para o nosso sistema digestivo. A composição desse sumo é parecida com a da saliva e com os fluidos e ácidos digestivos. Ajuda inclusive o fígado a produzir a bílis. O limão também é rico em vitaminas e minerais, que ajudam o trato digestivo a liberar as toxinas. O sumo de limão ajuda ainda a prevenir problemas que causam muito desconforto intestinal como a azia, o vergonhoso arroto e as terríveis flatulências, que afetam a muitas pessoas.