5+ Benefícios da Quinoa para a Saúde

A quinoa, que tem nome científico Chenopodium quinoa Willd Amaranthaceae. É uma planta nativa na cordilheira dos Andes no Peru, Bolívia, Colômbia e Equador. Essa planta começou a ser utilizada por povos locais há sete mil anos, tendo sido domesticada há quatro mil anos.

A quinoa era um alimento muito importante para a alimentação das populações andinas pré-colombianas, mas devido a sanguinária dominação espanhola caiu em desuso. Porém, o seu uso foi retomado e hoje a quinoa faz sucesso no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Esse sucesso se deve principalmente a grande quantidade de nutrientes presentes na planta.

Nesse artigo detalharemos os benefícios que a quinoa traz para a saúde. Assim como o porquê de a quinoa trazer esses benefícios.

Quais os Benefícios da Quinoa para a Saúde

A quinoa é excelente para os músculos

A quinoa é uma das principais fontes de proteína de todo o reino vegetal. Os aminoácidos presentes nesse alimento são os que formam as proteínas. Todos os aminoácidos necessários para a nossa saúde estão presentes na quinoa, tornando-a um alimento fundamental. A proteína presente em grandíssima quantidade na quinoa é importante não apenas na síntese de músculos, como também na manutenção de uma boa saúde muscular, pois é capaz de recuperar o tecido muscular de microlesões que surgem no momento em que nos exercitamos.

A quinoa protege os ossos

A quinoa contém 66g de cálcio para cada cem gramas da quinoa, sendo um dos grãos com maior concentração desse nutriente essencial para os nossos ossos e cartilagens. O cálcio não só faz parte da fabricação, como também da manutenção dos ossos renovados e saudáveis, prevenindo contra a artrose e contra a osteoporose.

A quinoa faz bem para o cérebro

A quinoa possui diversas vitaminas do complexo B, como a vitamina B1, a vitamina B2, A vitamina B3 e a vitamina B6. Todas essas vitaminas do complexo B têm atuação comprovada na proteção ao sistema nervoso. Principalmente o sistema nervoso central, do qual faz parte o cérebro. As vitaminas do complexo B presentes na quinoa ajudam ainda na síntese de hormônios fundamentais para o bom funcionamento cerebral.

A quinoa é fundamental para o sistema imunológico

A quinoa é rica em zinco. Um mineral que atua fortemente na manutenção do sistema imunológico e melhora no processo de cicatrização. A quinoa contém 8mg de zinco por cada 100 gramas de grão, essa quantidade é maior que a da maioria dos grãos.

A quinoa melhora a saúde cardiovascular

A quinoa é o grão com maior quantidade de ômega 3 e ômega 6, que são gorduras altamente benéficas para o sistema cardiovascular. Prevenindo diversas doenças relacionadas a esse sistema. Isso ocorre, pois essas gorduras reduzem o colesterol ruim e os triglicérides, o que melhora bastante a saúde desse sistema.