5 Alimentos que Prejudicam os Dentes

A saúde dentaria é importante, não apenas no que diz respeito à imagem e autoconfiança, mas no que concerne a saúde. Dentes saudáveis não apenas garantem uma boa mastigação, mas também impedem doenças causadas por problemas nos dentes, como as infecções, inclusive as cardíacas, provocadas pela contaminação dos dentes.

Uma das principais formas de cuidar da saúde dos dentes, além de escovar regularmente e usar o fio dental, é evitar consumir alimentos prejudiciais para a saúde dentária.

Esses alimentos podem ser difíceis de terem seus rastros eliminados mesmo na escovação, podendo causar prejuízos e antecipar a visita ao dentista.

Nesse artigo você ficará sabendo que alimentos devem evitar se quer ter os dentes saudáveis ao longo de toda a sua vida.

Quais os Alimentos que Prejudicam os Dentes

Doces diversos

Os doces fazem muito mal para a saúde, principalmente dos nossos dentes.

Os doces prejudicam ainda as gengivas, pois os doces alimentam as bactérias que já existem na nossa boca, aumentando ainda a acidez bocal, provocando o desgaste do esmalte dos dentes.

Frutas cítricas e ou ácidas

As frutas cítricas, como a laranja, o caju e o limão, ou outras frutas também ricas em ácido, como a uva, a maçã. Entre outros alimentos com alto índice de acidez, apressam o desgaste dentário, provocando cáries e outros problemas tanto nos dentes como nas gengivas.

Para continuar consumindo esses alimentos dois detalhes devem ser levados em consideração, a moderação, e o acompanhamento por outros alimentos que de certa forma neutralizam a ação do ácido, como os pães e o iogurte, que reduzem os efeitos negativos dessas frutas.

Alimentos ricos em carboidratos

Os alimentos muito ricos em carboidratos, como os com amido, por exemplo, o feijão branco, o macarrão, cereais, a batata entre outros, se prendem facilmente aos dentes, sendo um combustível perfeito para que as bactérias que destroem o esmalte possam de desenvolver.

Alimentos que Aumentam o Risco de Cáries

Álcool

O vinho em especial, mas também outras bebidas alcoólicas têm substâncias capazes de corroer não apenas os dentes. Mas também as gengivas e as bochechas, pois reduzem a produção da saliva, que é fundamental para a proteção da boca,.

A saliva remove os restos de comida que ficam nela.

Com a redução de saliva, aumentam as chances de se desenvolverem todos os problemas dentários causados por bactérias, como a cárie e a placa bacteriana.

Frutas secas

As frutas secas têm um teor elevado de açúcar devido a concentração de matéria.

Essas frutas concentradas devem ser evitadas. Em especial próximo a hora de dormir, principalmente devido ao risco de esses açúcares concentrados ficarem por muitas horas presos nos dentes, aumentando os riscos de proliferação dos micro-organismos nocivos para a nossa saúde bucal.

 

Partilhar o Artigo :)

5 Alimentos que Prejudicam os Dentes