5+ Alimentos que Combatem a Pressão Arterial Elevada

Pressão alta é uma maneira mais simples de chamar o que o meio médico denomina como pressão arterial elevada, que nada mais é do que uma pressão que o sangue faz sobre as artérias que alimentam e são as responsáveis por levar sangue oxigenado do coração para todo o corpo.

Mas o que é exatamente isso? Como assim pressão? É bem simples, imagine um pneu de um automóvel, imagine agora alguém com uma bomba de ar enchendo esse pneu até um pouco além do limite indicado pela fabricante do pneu. O pneu vai ficar inchado e fragilizado, correndo o risco até mesmo de estourar no meio da estrada.

Como o aumento da pressão pode acontecer no corpo de uma pessoa? O que faz o papel da bomba de ar? São diversos os fatores que levam a pressão arterial elevada, como o sódio que retém água e aumenta o volume do sangue, vícios como o tabaco e o álcool, que aumentam a frequência cardíaca, aumentando a pressão, além de prejudicarem a elasticidade natural das artérias, que são capazes de se dilatar em certo grau quando a pressão passa do limite normal.

Peso elevado, sedentarismo, que prejudica o coração e a saúde das artérias, entre outros fatores.

Alimentos que Combatem Pressão Alta

Uma forma eficaz, portanto para combater e prevenir a pressão arterial elevada é se alimentando adequadamente, abrindo mão em grande parte do sódio, mantendo o peso equilibrado e dessa forma fortificando o coração.

Aqui esses alimentos capazes de melhorar a sua pressão arterial serão demonstrados e explicados, para que você tenha o máximo de ferramentas para combater essa grave doença.

Alho

O alho é um alimento com a capacidade de afinar o nosso sangue, um benefício espetacular para quem tem pressão arterial alta, pois isso reduz o volume do sangue, e consequentemente a pressão que ele faz sobre os vasos.

O alho é ainda rico em nutrientes capazes de impedir o endurecimento das paredes das artérias além de fortalecer o coração, como o manganês, a vitamina C e a vitamina B6.

Cebola

A cebola contém diversos componentes muito bons para a saúde, como óleos essenciais, vitaminas e minerais que têm como propriedades melhorar a circulação, reduzir o colesterol ruim LDL e a reduzir a pressão arterial. Outra grande vantagem é que a cebola pode estar em uma grande variedade de pratos.

Sementes de melancia

As sementes de melancia são em elevado grau dilatadoras de vasos, o que permite um melhor trânsito do sangue pelas artérias. As sementes de melancia ajudam ainda a melhorar o metabolismo dos rins e combater inflamações, principalmente as relacionadas à artrite.

Batatas e bananas

As bananas e as batatas são ricas em magnésio e potássio, reduzindo o volume do sangue, sendo ótimos alimentos caso consumidos cozidos para não perder os nutrientes.

Partilhar o Artigo :)

5+ Alimentos que Combatem a Pressão Arterial Elevada