4 Principais Benefícios do Chá de Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale), é um tipo de planta herbácea que pertence a família das Zingiberaceae. Tem origem na ilha de Java, assim como na Índia e na China.

No norte do Brasil o gengibre também é conhecido como mangarataia. Essa planta é muito popular no Brasil e é usada como tempero e para fazer sucos, chás entre outros.

Entretanto, o gengibre possui muitos benefícios para a nossa saúde que muitos não sabem, não aproveitando corretamente o que esta planta tem de melhor.

Utilizando a planta mais especificamente na forma de chá os seus efeitos medicinais se tornam ainda mais intensos e incríveis.

Nesse artigo, detalharemos esses benefícios para que você compre mais gengibre para sua dispensa agora mesmo.

Temos ainda uma receita bem simples de chá de gengibre, para que você faça o chá da forma certa.

Benefícios do Chá de Gengibre

O chá de gengibre ajuda na perda de peso

O chá de gengibre mantém o seu nível de sangue controlado, assim como aumenta a sua energia e traz bem estar.

O gengibre melhora ainda a digestão e faz com que o seu organismo absorva melhor os alimentos, reduzindo o acúmulo de gordura abdominal.

Por fim, o chá de gengibre aumenta o seu metabolismo, pois a planta tem efeitos termogênicos poderosos, podendo aumentar a sua taxa metabólica em até 20%.

Isso permite uma queima mais rápida de calorias pelo seu organismo, além da redução dos níveis de colesterol e triglicérides.

Se você tomar este chá junto com as refeições, você vai se sentir satisfeito mais rápido e comer menos.

Reduz dores musculares

Um ou dois copos de chá de gengibre por dia podem não apenas reduzir as dores musculares decorrentes das atividades físicas.

Como também reduzir o tempo de recuperação entre as seções de treino. Este benefício é devido a compostos importantes com atuação anti-inflamatória poderosos conhecidos como gingerols.

Esses compostos promovem a recuperação muscular e reduzem as dores. Muitos atletas de alto rendimento se valem do chá de gengibre para recuperar os músculos.

O chá de gengibre previne gastrites e úlceras

O chá de gengibre combate a bactéria H. pylori, que causa gastrite e úlceras estomacais.

Isso graças a capacidade do chá de gengibre de diminuir a aderência dificultando que ela se fixe e que provoque doenças.

O chá de gengibre combate doenças respiratórias

O chá de gengibre tem atuação antioxidante, agindo na prevenção de gripes e resfriados.

O chá de gengibre tem ainda ação anti-inflamatória potente, combatendo os sintomas de cunho respiratório, como a tosse e a dor muscular e das doenças como asma e bronquite.

Receita de Chá de Gengibre

Lave bem a raiz do gengibre, corte bem em pedaços pequenos, coloque água em uma panela em fogo alto até ferver, ponha gengibre na água e tampe a panela, baixando o fogo, aguarde de 5 a 10 minutos para tirar do fogo, coe e sirva.